Intervenção Psicológica Lúdica para o Enfrentamento da Hospitalização em Crianças com Câncer

Autores

Palavras-chave:

Estratégias de enfrentamento, Hospitalização infantil, Brincar terapêutico, Psicologia pediátrica

Resumo

A avaliação de estratégias de enfrentamento é um recurso importante na elaboração de técnicas de intervenção adequadas à minimização do impacto psicológico do câncer infantil. Foram avaliados os efeitos comportamentais de um programa de intervenção psicológica lúdica em 12 crianças com câncer, de 7 a 12 anos, internadas em hospital público infantil. Utilizou-se o Instrumento Informatizado de Avaliação do Enfrentamento da Hospitalização (AEHcomp) em dois grupos: G1, submetido à intervenção psicológica lúdica centrada no enfrentamento e G2, submetido ao brincar livre tradicional. Na comparação intergrupos, não houve diferenças significativas nos comportamentos facilitadores e não-facilitadores avaliados no pré e pós-teste. Na comparação intragrupo, G1 diminuiu significativamente os comportamentos não-facilitadores no pósteste, sugerindo possível efeito positivo do programa de intervenção centrado no problema.

 

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Publicado

2010-12-07

Edição

Seção

Estudos Empíricos

Como Citar

Intervenção Psicológica Lúdica para o Enfrentamento da Hospitalização em Crianças com Câncer. (2010). Psicologia: Teoria E Pesquisa, 26(3), 445-454. https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17466