Violência Doméstica e Crianças em Risco: Estudo Empírico com Autos da Polícia Portuguesa

Autores

  • Ana Isabel Sani Universidade Fernando Pessoa
  • Cristiana Carvalho Universidade Fernando Pessoa

Palavras-chave:

Violência doméstica, Criança em risco, Autos da polícia.

Resumo

Apresenta-se um estudo exploratório misto baseado na análise de autos de notícia e denúncia por crime de violência doméstica, reportados em 2010 à Polícia de Segurança Pública (Porto). O objetivo do estudo foi examinar a presença de menores, direta ou indiretamente envolvidos nestas situações. A análise estatística a 167 autos revelou que 45% eram famílias com filhos, admitindo-se que em 29% a violência era presenciada por menores. A análise de conteúdo a 141 autos revelou existir também violência física e psicológica diretamente sobre as crianças e jovens, incluindo instrumentalização dos filhos. Conclui-se pela evidência do fenómeno de exposição de crianças à violência doméstica e pela necessidade dos agentes policiais reforçarem a sua formação especializada sobre crianças em situação de risco.

Biografia do Autor

  • Ana Isabel Sani, Universidade Fernando Pessoa

    Professora Associada na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa (UFP); Doutorada em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho (UM), com licenciatura e mestrado na mesma área de especialização pela UM; Coordenadora do Mestrado em Psicologia Jurídica na UFP; Coordenadora da Unidade de Psicologia Forense da Clínica Pedagógica de Psicologia da UFP.

  • Cristiana Carvalho, Universidade Fernando Pessoa

    Mestre em Psicologia Jurídica

    Psicóloga na Clínica Pedagógica de Psicologia Universidade Fernando Pessoa

Downloads

Publicado

2019-02-19

Edição

Seção

Estudos Empíricos

Como Citar

Violência Doméstica e Crianças em Risco: Estudo Empírico com Autos da Polícia Portuguesa. (2019). Psicologia: Teoria E Pesquisa, 34. https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/23054