Estudos lesbianos e teoria cuíer pós-moderna
Palavras-chave:
Estudos lésbicos feministas. Teoria cuíer (queer). Audre Lorde.Resumo
Nesse artigo, publicado na germinal antologia The new lesbian studies: into the twenty-first century (1996), Harriet Malinowitz discute o controverso encontro das políticas identitárias ”“ tão caras ao feminismo e à s movimentações ativistas ou acadêmicas de lésbicas, gays e transexuais nos anos 1990 ”“ e as propostas pósidentitárias do pós-modernismo e das teorias cuíer, em evidência a partir da mesma década, que então ameaçavam as “sólidas” identidades de total pulverização. Partindo de uma perspectiva crítica que explicita a noção de diferença proposta pela ativista, teórica e escritora lésbica negra Audre Lorde, Malinowitz historiciza o legado feminista das teorias cuíer e propõe uma retomada dos estudos lésbicos feministas desde esse encontro pautado na e pela diferença, na qual a existência e a afirmação da lesbiandade seja política, viva e não monolítica. A tradução feita quase vinte anos depois da publicação do artigo, e vinte anos depois da morte de Audre Lorde, mostra o fôlego e a atualidade da análise de Malinowitz e sua pertinência ao momento crucial para o ativismo e as teorias feminista, lésbica feminista e/ou cuíer, em que as disputas políticas demandam teorização crítica e frutífera à s coalizões, alianças e transformações.
Referências
______. Imitation and gender insubordination. In: FUSS, Diana (Ed.). Inside/out: lesbian theories, gay theories. New York: Routledge, 1990.
FOUCAULT, Michel. The history of sexuality: an introduction. Reprint. New York: Vintage Books, 1990. v. 1
FUSS, Diana. Essentially speaking: feminism, nature, and difference. New York: Routledge, 1989.
LORDE, Audre. Sister outsider. Freedom, CA: The Crossing Press, 1984.
RICH, Adrienne. Compulsory heterosexuality and the lesbian existence. In: SNITOW, Ana; STANSELL, Christine; THOMPSON, Sharon (Ed.). Powers of desire: the politics of sexuality. New York: Monthly Review Press, 1983.
SEDGWICK, Eve Kosofsky. Epistemology of the closet. Berkeley: University of California Press, 1990.
Referência das tradutoras
FALUDI, Susan. Backlash: o contra-ataque na guerra não declarada contra as mulheres. Tradução de Mario Fondelli. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista do CEAM o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.