Comportamento do Consumidor em Turismo

análise das publicações do Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rev.cenario.v11i1.47628

Palavras-chave:

ANPTUR, Comportamento do consumidor, Turismo

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar os trabalhos publicados no Seminário da ANPTUR voltados à temática do comportamento do consumidor em turismo. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa descritiva. Para coleta de dados, buscou-se, na página dos anais do evento, estudos a partir das palavras-chave “comportamento” e “consumidor”, obtendo-se 45 trabalhos válidos, de 2005 a 2022. Para análise das publicações, recorreu-se ao software Iramuteq, no qual foram realizadas a Classificação Hierárquica Descendente (CHD), a Análise Fatorial de Correspondência (AFC) e a nuvem de palavras. Os resultados permitiram extrair quatro clusters: 1) análise do consumidor; 2) abordagem teórica; 3) metodologias; e 4) consumo turístico. Esta pesquisa contribui para que a comunidade acadêmica interessada no evento possa desenvolver estudos complementares sobre o tema investigado e, dessa forma, colaborar para sua consolidação nos debates relacionados ao comportamento do consumidor em turismo.

Biografia do Autor

  • José William de Queiroz Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Doutorando pelo Programa de P´ós-Graduação em Turismo (PPGTUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Turismo pelo PPGTUR/UFRN. Bacharel em Hotelaria pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

  • Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva Cavalcante, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Turismo pelo PPGTUR/UFRN. Bacharel em Turismo pela UFRN. Bacharel em Administração pela UFRN.

  • Lissa Valéria Fernandes Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Pós-Doutorado em Comunicação Estratégica pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR/UFRN).

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Publicado

01-08-2023

Como Citar

Comportamento do Consumidor em Turismo: análise das publicações do Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR). (2023). Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território , 11(1), 349-366. https://doi.org/10.26512/rev.cenario.v11i1.47628

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