Os usos múltiplos das águas do lago reservatório de Furnas, Minas Gerais: turismo, geração de energia elétrica e conflitos.

Autores

  • Fernando Luiz Araujo Sobrinho Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistacenario.v5i8.15056

Palavras-chave:

Geografia e Turismo

Resumo

O turismo no lago de Furnas surge como possibilidade para o desenvolvimento dos municípios e da região, fortalecido por meio dos discursos governamentais. Contudo, o desenvolvimento do turismo encontra entraves ao seu desenvolvimento na instabilidade do lago e na geração de energia elétrica. O rebaixamento do nível de água em decorrência das operações da usina na geração de energia elétrica em conjunto com a crise hídrica evidencia conflito regional que envolve agentes com interesses opostos. Pode-se verificar que mesmo com a Política Nacional de Recursos Hídricos que estabelece o uso múltiplo das águas e a criação de uma agência reguladora para operacionalizar seus instrumentos, verificou-se a existência de uma valoração dissimétrica entre os usos das águas no lago de Furnas. As cotas estabelecidas visam atender a prioridade de geração de energia elétrica frente aos demais usos, sendo a atividade do turismo uma das maiores afetadas.

Downloads

Publicado

16-08-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Os usos múltiplos das águas do lago reservatório de Furnas, Minas Gerais: turismo, geração de energia elétrica e conflitos. (2017). Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território , 5(8). https://doi.org/10.26512/revistacenario.v5i8.15056

Artigos Semelhantes

1-10 de 117

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.