Circuito Quilombola (Eldorado-SP): possibilidades para o turismo cultural
DOI:
https://doi.org/10.26512/revistacenario.v5i8.15054Palavras-chave:
TurismoResumo
Resumo: Os remanescentes de quilombos possuem um vasto patrimônio cultural. Este pode ser fortalecido por meio da atividade turística. Na região do Vale do Ribeira (SP) está localizado o município de Eldorado, que possui um número significativo de comunidades quilombolas em seu território. Este artigo  buscou analisar o turismo em seis destas comunidades (André Lopes, Ivaporunduva, Pedro Cubas, Pedro Cubas de Cima, São Pedro e Sapatú) e a relação da atividade com o fortalecimento de seus patrimônios culturais, por meio do Circuito Quilombola do Vale do Ribeira. Como metodologia utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental especialmente através do Inventário Cultural de Quilombos do Vale do Ribeira, acompanhada de roteiro de observação em campo. Por essa análise constatou”“se que as comunidades possuem um patrimônio cultural que vai muito além do atualmente oferecido pelo circuito e que um trabalho conjunto entre pode público, iniciativa privada e terceiro setor podem auxiliar o planejamento e fomentar a vinda de visitantes, o que consequentemente fará com que os tradicionais quilombolas continuem atuando para a preservação do seu rico patrimônio cultural.Â
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem a revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam a apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
Autores declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.