Esta es un versión antigua publicada el 2025-02-23. Consulte la versión más reciente.

IDENTIDADE FILOSÓFICA E PRÁTICA DE ENSINO DE FILOSOFIA:

REFLEXÕES SOBRE UMA TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO DOCENTE

Autores/as

  • Lucas Dorado de Lima Universidade de Brasília
  • Patrícia Del Nero Velasco

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i28.4913

Palabras clave:

Identidade filosófica, Prática didática, Formação docente, Autorreflexão, Ensino de filosofia

Resumen

Este artigo consiste em uma reflexão acerca do percurso de formação docente em filosofia, alicerçada na problematização da vida escolar e acadêmica do professor em formação e, igualmente, na discussão dos pressupostos filosóficos do ensino de filosofia. Defende-se que há uma correlação necessária entre identidade filosófica e prática didática. Procura-se, por fim, exemplificar a tese defendida.

Biografía del autor/a

  • Lucas Dorado de Lima, Universidade de Brasília

    Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

Número

Sección

Relatos de Experiência

Cómo citar

IDENTIDADE FILOSÓFICA E PRÁTICA DE ENSINO DE FILOSOFIA:: REFLEXÕES SOBRE UMA TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO DOCENTE. (2017). Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 28, 181-197. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i28.4913