This is an outdated version published on 2025-02-22. Read the most recent version.

IDENTIDADE FILOSÓFICA E PRÁTICA DE ENSINO DE FILOSOFIA:

REFLEXÕES SOBRE UMA TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO DOCENTE

Authors

  • Lucas Dorado de Lima Universidade de Brasília
  • Patrícia Del Nero Velasco

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i28.4913

Keywords:

Identidade filosófica, Prática didática, Formação docente, Autorreflexão, Ensino de filosofia

Abstract

Este artigo consiste em uma reflexão acerca do percurso de formação docente em filosofia, alicerçada na problematização da vida escolar e acadêmica do professor em formação e, igualmente, na discussão dos pressupostos filosóficos do ensino de filosofia. Defende-se que há uma correlação necessária entre identidade filosófica e prática didática. Procura-se, por fim, exemplificar a tese defendida.

Author Biography

  • Lucas Dorado de Lima, Universidade de Brasília

    Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

Issue

Section

Relatos de Experiência

How to Cite

IDENTIDADE FILOSÓFICA E PRÁTICA DE ENSINO DE FILOSOFIA:: REFLEXÕES SOBRE UMA TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO DOCENTE. (2017). Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 28, 181-197. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i28.4913