NIKLAS LUHMANN E LIMITES DECISÓRIOS DO SISTEMA JURÍDICO

REFLEXÕES SISTÊMICAS

Autores

  • Ulisses Schwarz Viana (IDP/Brasília)

Palavras-chave:

Decisão Judicial, Autopoiese jurídica, Limites, Disfuncionalidade, Interconexões sistêmico estruturais (acoplamentos estruturais), Eficácia, Ressonância, Complexidade e diferenciação funcional

Resumo

O presente texto tem por escopo produzir breve estudo acerca do problema da decisão judicial no modelo filosófico da autopoiese jurídica. Nele se busca uma reflexão sobre os limites das decisões em sua relação com o ambiente social. A decisão judicial é vislumbrada a partir do pensamento de Niklas Luhmann como emissão comunicativa que necessita apresentar aptidão da produção de ressonância nas estruturas dos subsistemas sociais em interconexões sistêmicas (acoplamentos estruturais) com o sistema jurídico. Perspectiva da consciência dos limites sistêmicos das decisões judiciais, tanto em seu aspecto eficacial quanto no da argumentação jurídica. A decisão dentro desse horizonte passa a ser problematizada como possibilidade de disfuncionalidade das prestações do sistema do direito na sociedade complexa e funcionalmente diferenciada.

Biografia do Autor

  • Ulisses Schwarz Viana, (IDP/Brasília)

    Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Professor da Graduação e em Direito do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa (IDP/Brasília); Professor da Pós-graduação em Direito Constitucional do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa (IDP/Brasília). Professor do Programa de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Direito do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa (IDP/Brasília). Membro da Comissão Especial de Defesa da Federação do Conselho Federal da OAB; Procurador do Estado de Mato Grosso do Sul.

Referências

ANDREWS, Alex M. (1981). Autopoiesis, a theory of living organizations. Nova Iorque: Elsevier North Holland.

BARALDI, Claudio; CORSI, Giancarlo; ESPOSITO; Elena (1997). GLU: Glossar zu Niklas Luhmanns Theorie sozialer Systemee.1ªed. Frankfurt ao Meno: Suhrkamp.

HURSTHOUSE, Rosalind (2000). On Virtue Ethics. Oxford: Oxford University Press.

LANGER, Ellen J. (1999). The illusion of control. In: KAHNEMAN, Daniel; SLOVIC, Paul (Eds). Judgement under Uncertainty: Heuristics and Biases. Cambridge: Cambridge University Press.

LUHMANN, Niklas (1987). Rechtssoziologie. 3ª ed. Darmstadt: Wesdeutscher Verlag.

______ (1987a). Soziale Systeme: Grundriß einer allgemeinen Theorie. 1ª ed. Frankfurt : Suhrkamp.

______ (1995) Das Recht der Gesellschaft. 1ªed. Frankfurt: Suhrkamp.

______ (1999) Ausdifferenzierung des Rechts. 1ªed. Frankfurt: Suhrkamp.

______ (1999a) Grundrechte als Institution: Ein Beitrag zur politischen Soziologie. 4ªed. Berlin: Duncker & Humblot.

______ (2002) Die Politik der Gesellschaft. 1ª ed. Frankfurt sobre o Meno: Suhrkamp.

______ (2006) Einführung in die Systemtheorie. 3ª ed. Heidelberg: Carl-Auer.

______ (2007) La realidad de los medios de masas. 1ª reimpressão. México: Anthropos Editorial.

MATURANA, Humberto R.; VARELA, Francisco J. (2007). A árvore do conhecimento: as bases biológi

cas da compreensão humana. 6ªed. São Paulo: Palas Athena.

NEVES, Marcelo (2007). A constitucionalização simbólica. São Paulo: Martins Fontes.

PLOUS, Scott (1993). The psychology of jugdment and decision-making. 1ª ed. Nova Iorque:McGraw Hill Publisher.

Downloads

Publicado

11-06-2025

Como Citar

NIKLAS LUHMANN E LIMITES DECISÓRIOS DO SISTEMA JURÍDICO: REFLEXÕES SISTÊMICAS. Revista dos Estudantes de Direito da Universidade de Brasília, [S. l.], v. 21, n. 2, 2025. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/redunb/article/view/58535. Acesso em: 18 jan. 2026.