RECURSOS NOS TRIBUNAIS SUPERIORES

O IMPACTO DO FILTRO DE RELEVÂNCIA NA ADMISSIBILIDADE DO RECURSO ESPECIAL

Autores

  • Manuela Rabello Chaves Freitas Instituto Brasileiro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa (IDP/Brasília)

Palavras-chave:

Recurso Especial, Tribunais Superiores, Relevância, Filtro recursal, Direito Processual Civil

Resumo

Após uma década de tramitação, o texto definitivo da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 39/2021, intitulada de “PEC da relevância”, foi aprovada em dois turnos de votação na Câmera dos Deputados. A PEC objetivou e introduziu um novo requisito de admissibilidade recursal, visando à otimização dos trabalhos do Superior Tribunal de Justiça (STJ), semelhante aos requisitos da repercussão geral já existentes e implementados no recurso extraordinário, bem como a transcendência no recurso de revista. Como resultado, em 15 de julho de 2022[1] foi promulgada a Emenda Constitucional (EC) 125, a qual altera o art. 105 da Constituição para instituir, também no recurso especial, a necessidade de cumprir o requisito de relevância das questões de direito federal em matéria infraconstitucional. Assim, propõe-se analisar a implementação do filtro da relevância como um requisito de admissibilidade do REsp sob a ótica de que o Superior Tribunal de Justiça busca agora atuar como uma "Corte de precedentes", e não mais como "outra instância" do Poder Judiciário. Em suma, foi traçado um quadro fático da origem desse mecanismo, delineando suas implicações básicas, os limites para sua aplicação, e o histórico de aplicação no Superior Tribunal de Justiça, para que, ao final, se delimite os mecanismos pelos quais o filtro de relevância adentrará — de forma prática — no ordenamento jurídico pátrio.

 

[1] Emenda Constitucional n° 125, de 14 de julho de 2022. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc125.htm. Acesso em: 3 de ago. de 2023.

Biografia do Autor

  • Manuela Rabello Chaves Freitas, Instituto Brasileiro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa (IDP/Brasília)

    Graduanda em Direito pelo Instituto de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de Brasília (UnB); estudante em mobilidade acadêmica na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC). Direito - IDP e Gestão de Políticas Públicas - UnB.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: 1988. Disponível em: . Acesso em 5 ago. 2023.

BRASIL. Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal. Disponível em: . Acesso em 10 ago. 2023.

DIDIER Jr., Fredie. Curso de Direito Processual Civil. Vol. 3. 10ª ed. Salvador: Jus Podivm, 2012.

DINAMARCO, Cândido Rangel. Instituições de Direito Processual Civil. Vol. 2. 6ª ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2015.

DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Processual Civil. São Paulo: Saraiva, 2018.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GRINOVER, Ada Pellegrini. Teoria Geral do Processo. 25ª ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2009.

LIMA, Marina Amaral de. A implementação de sistemática de filtragem recursal em meio à crise institucional do Judiciário. Tese (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade de Brasília. Brasília, p. 52, 2021.

MARQUES, Mauro Campbell, et. al. Relevância da questão Federal no Recurso Especial. Londrina: Thoth, 2023.

MARINONI, Luiz Guilherme. O STJ enquanto corte de precedentes. 2ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014.

MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel. Repercussão Geral no Recurso Extraordinário. 3ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2013.

MARINONI, Luiz Guilherme. O Filtro da relevância. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2023.

MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel; ARENHART, Sérgio Cruz. Novo curso de processo civil: tutela dos direitos mediante procedimento comum. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2015.

MATOS, Amanda Visoto de. Os limites da PEC da Relevância (PEC n. 209/2012) como uma possível solução para a crise do Superior Tribunal de Justiça. Brasília: Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília, 2017.

MEIRELES, Christiane. A PEC da Relevância e o impacto no sistema recursal. Revista Data Venia, Brasília, 1ª ed., ano 1, jun. 2021, p. 29.

MENDES, Gilmar Ferreira; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional. 12ª ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

MITIDIERO, Daniel. Cortes superiores e cortes supremas: do controle à interpretação, da jurisprudência ao precedente. 3ª. ed. rev., atual. e ampl., São Paulo: Revista dos Tribunais, 2017.

MITIDIERO, Daniel. Relevância no Recurso Especial. 1ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2022.

NERY, Nelson; NERY, Rosa Maria de Andrade. Código de Processo Civil Comentado e Legislação Extravagante. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2017.

SILVA, Ovídio A. Baptista da. Processo e ideologia: o paradigma racionalista. Rio de Janeiro: Forense, 2004.

THEODORO JR., Humberto. Curso de Processo Civil. 20ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2016.

THEODORO JR. Humberto. Novo Código de Processo Civil anotado. 20ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2016.

VELLOSO, Carlos Mário. O Supremo Tribunal Federal, Corte Constitucional (Uma proposta que visa a tornar efetiva a sua missão precípua de guarda da Constituição). Revista de Direito Administrativo, Rio de Janeiro, n. 192, abr.-jun. 1993, p. 17.

VIANNA, Ariel Medeiros Garcia; PAVELSKI, Ana Paula. O requisito da transcendência no recurso de revista. Revista do Tribunal Superior do Trabalho, v. 86, nº 1, 2020.

WAMBIER, Teresa Arruda Alvim; DANTAS, Bruno. Recurso especial, recurso extraordinário e a nova função dos tribunais superiores no direito brasileiro: (De acordo com o CPC de 2015 e a Lei 13.256/16). São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2016.

Downloads

Publicado

11-06-2025

Como Citar

RECURSOS NOS TRIBUNAIS SUPERIORES: O IMPACTO DO FILTRO DE RELEVÂNCIA NA ADMISSIBILIDADE DO RECURSO ESPECIAL. Revista dos Estudantes de Direito da Universidade de Brasília, [S. l.], v. 21, n. 2, 2025. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/redunb/article/view/53536. Acesso em: 18 jan. 2026.