O PAPEL E A TELA: DIFERENTES PLATAFORMAS E A MOTIVAÇÃO PARA A LEITURA
Keywords:
Reading;Readingin digital media;Book;E-book;Motivation.Abstract
This paper presents a brief reflection about the evolution of the book object over time, since the most primitive support to the present day, with the printed book and the e-books (digital books) consolidation read through the new devices for reading texts: tablets and e-readers. The intention of the study is to analyze how the reader sees reading before the confrontation between reading a literary text in a traditional book, printed book, and in a digital book. For this, we sought to apply a qualitative research with five volunteers: three beginners, totally inexperienced in reading literary works in digital book, an inexperient, with little experience, and an experient one. The purpose of this work was to observe if the readers believe that the platform influences the preference for a certain type of reading over another, and if a platform is more motivating than another one.
References
CARR, Nicholas G. A geração superficial: o que a internet está fazendo com os nossos cérebros. Rio de Janeiro: Agir, 2011. 311 p.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador: conversações com Jean Lebrun. São Paulo: UNESP, 1999. 159 p.
ECO, Umberto; CARRIÈRE, Jean-Claude. Não contem com o fim do livro. Rio de Janeiro: Record, 2010. 269 p.
FURTADO, José Afonso. O papel e o pixel do impresso ao digital: continuidades e transformações. Florianópolis: Escritório do Livro, 205 p.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. 3. ed. São Paulo: Instituto PróLivro. 2012.
MATA, Lourdes; MONTEIRO, Vera; PEIXOTO, Francisco. Motivação para a leitura ao longo da escolaridade. Aná. Psicológica, Lisboa, v. 27, n. 4, out. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312009000400010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 01 mai. 2014.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação: como extensões do homem. 10. ed. São Paulo: Cultrix, 1995. 407 p.
MICHAELIS. Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br>. Acesso em: 01 mai. 2014.
OLIVEIRA. Sara. Hipertexto e aspectos afetivos. In: TOMITCH, Lêda Maria Braga (Org.). Aspectos cognitivos e instrucionais da leitura. Bauru: EDUSC, 2008. 286 p.
SMITH, Frank. Leitura significativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 1999. 168 p.
ZILBERMAN, Regina. Fim do livro, fim dos leitores?. São Paulo: SENAC-RJ, 2001. 131 p.
WIGFIELD, Allan. (1997). Reading motivation: A domain-specific approach to motivation. Educational Psychologist, 1997, v. 32, n. 2, 57-58.
_______________; GUTHRIE, John T. (1997).Reading motivation: An Overview. Educational Psychologist, 1997, v. 32, n. 2, 59-68.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).