“Venenos de Deus, Remédios do Diabo” ”“ uma análise bioética da obra de Mia Couto

Autores/as

  • Ana Meireles Universidade Católica Portuguesa

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v5i1-4.7856

Palabras clave:

Saúde pública. Bioética. Educação médica. Literatura.

Resumen

As Humanidades devem fazer parte da formação dos profissionais de saúde, sendo que a literatura é um instrumento pedagógico por excelência. No domínio da formação em bioética, a literatura é veículo de amplo leque de desafios à reflexão e decisão éticas, preparando os estudantes e profissionais para a práxis em saúde. Este ensaio apresenta uma análise bioética do romance Venenos de Deus, Remédios do Diabo de Mia Couto. A personagem principal - o médico Sidónio Rosa - viaja para Vila Cabinda (Moçambique) no sentido de cooperar no controlo de epidemia que assolava a vila. Nele são afloradas várias questões passíveis de reflexão bioética. O enfoque foi dado àquelas essencialmente relacionadas com o paradigma da saúde pública, próprio de países menos desenvolvidos (caracterizado por elevada morbilidade e mortalidade por doenças infecciosas), no qual surgem desafios como: a injustiça social e iniquidades em saúde global, a baixa efectividade da solidariedade e cooperação internacional, a controversa dicotomia entre a autonomia dos povos versus a vulnerabilidade resultante desses contextos socioculturais, a dificuldade da defesa do valor universal da dignidade face ao relativismo e diversidade de crenças.

Biografía del autor/a

  • Ana Meireles, Universidade Católica Portuguesa

    Agrupamento de Centros de Saúde de Braga da Administração Regional de Saúde da Zona Norte e Instituto de Bioética, Porto, Portugal.

Referencias

Roselló FT. Filosofia de la medicina ”“ en torno a la obra de E.D.Pellegrino. Madrid: MAPFRE; 2001.

Engelhardt HT; Jotterand, F (ed). The philosophy of medicine reborn: a Pellegrino reader - Edmund D. Pellegrino. Indiana: University of Notre Dame Press; 2008.

Couto M. Venenos de deus, remédios do diabo. Lisboa: Editoral Caminho; 2007.

Singer P. Um Só Mundo: A Ética da Globalização. Lisboa: Gradiva; 2004.

Número

Sección

Artigos Especiais

Cómo citar

“Venenos de Deus, Remédios do Diabo” ”“ uma análise bioética da obra de Mia Couto. (2009). Revista Brasileira De Bioética, 5(1-4), 9-23. https://doi.org/10.26512/rbb.v5i1-4.7856