CONSTRUINDO A PERMACULTURA NA ACADEMIA BRASILEIRA
Palabras clave:
ensino sistêmico, transdisciplinaridade, ciência holísticaResumen
Esta narrativa conta a história de cinco anos e meio de construção da permacultura na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Núcleo de Estudos em Permacultura (NEPerma), o que culminou na articulação de uma rede brasileira de núcleos de permacultura ligados às universidades. A sistematização adotada pelo NEPerma, conduzida por servidores, professores, técnicos e acadêmicos da UFSC buscou refletir e fortalecer sobre a experiência do Núcleo como um local livre ao pensamento sistêmico na universidade. O Núcleo favoreceu a troca de saberes entre diferentes áreas do conhecimento por meio de ações de ensino, pesquisa-ação e extensão, que objetivam criar uma nova proposta de aprendizagem a partir da permacultura que leve a formação plena das pessoas. A caminhada de construção dessa nova ciência (permacultura), que já conta com mais de 40 anos, carece ainda da sensibilização e compreensão de grande parte dos atores da academia e, certamente, de uma nova lógica de formação e ensino para atender às emergentes demandas da sociedade.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Revista Brasileira de Agroecologia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta revista pertenecen a los autores, siendo los derechos de primera publicación de la revista.
Licencia
Cuando se publican en esta revista de acceso abierto, con licencia CC BY 4.0, los artículos se distribuyen de forma gratuita y pueden compartirse y adaptarse para cualquier propósito, incluidos los comerciales. Como atribución de uso, la licencia requiere que se otorgue el crédito apropiado, con un enlace a la licencia e indicación de cambios. Esto no significa que el licenciante apruebe el uso de la información contenida en el artículo o la persona que utilizó esa información. También implica la imposibilidad de aplicar medidas legales o tecnológicas que restrinjan el uso de la información por parte de terceros.