Pseudomonas fluorescentes associadas a olerícolas sob sistema de produção orgânico
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v6i2.49226Palabras clave:
Pseudomonas spp., probióticos de plantas, adubação, diversidade genéticaResumen
Avaliou-se a diversidade de populações de Pseudomonas spp. fluorescentes associadas à alface, cenoura e pepino, cultivados num sistema orgânico. O delineamento experimental foi de blocos inteiramente casualizados, com três repetições. Foi incorporado ao solo anterior ao plantio, 20 t/ha de esterco bovino curtido e 1,5 t/ha de termofosfato. As amostras de solo foram separadas em ectorizosfera, rizoplano, endorizosfera e filoplano por olerícola. Os isolados que apresentaram fluorescência sob luz UV foram selecionados e caracterizados conforme a morfologia de suas colônias, sendo que um isolado, de cada um dos grupos mais representativos quantitativamente, foi identificado pelo Sistema API 20NE. Foram selecionados 25 isolados, identificados como P. putida, das culturas de alface e cenoura para caracterização por RAPD. A análise fenotípica permitiu a identificação de alguns grupos de isolados associados à alface, cenoura e pepino. Existe uma alta diversidade de estirpes, revelada pela caracterização fenotípica e genotípica, associada às olerícolas estudadas, sob sistema orgânico de produção.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2011 autor
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.