Efeito de óleo de sementes de nim (Azadirachta indica A. Juss.) sobre Gyropsylla spegazziniana (Lizer & Trelles), na cultura da erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hil.)
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v5i2.49121Palabras clave:
Psyllidae, planta inseticida, controle alternativoResumen
Gyropsylla spegazziniana (Lizer & Trelles), é considerada a segunda praga da erva-mate e causa hipertrofia de folhas novas para abrigar as ninfas em galhas. O uso de inseticidas químicos na erva-mate é proibido, e assim são necessárias alternativas para o controle da praga. Este trabalho visou avaliar a ação de um produto comercial à base de óleo de sementes de nim sobre G. spegazziniana em campo. O produto foi pulverizado nas concentrações 5 e 10%. Cada tratamento constou de 3 ampolas por planta, sendo 10 plantas por tratamento. As ampolas foram pulverizadas e envoltas com tecido voil. Na testemunha as ampolas foram somente envoltas pelo tecido. Após sete dias, as ampolas foram retiradas e avaliadas quanto à emergência e mortalidade dos adultos. Verificou-se que a emergência dos adultos foi significativamente menor nas plantas tratadas com nim a 5 e 10% (14,6 e 21,6 indivíduos, respectivamente) em relação à testemunha (44,1 indivíduos). A eficiência do produto foi de 53% na maior concentração e 25% na menor. Estudos complementares devem ser realizados, porém, evidenciou-se o potencial do produto para o controle da praga.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2010 autor
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.