Editorial: Special Issue - Health and Agroecology
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v18i5.51410Keywords:
Health and AgroecologyAbstract
“Trilhas para adiar o fim do mundo” poderia ser o subtítulo desta segunda edição da Revista Brasileira de Agroecologia sobre as interfaces entre Saúde e Agroecologia, parafraseando Ailton Krenak, que nos brindou com o iluminado livro “Ideias para adiar o fim do mundo”. Sim, porque são trilhas preciosas o que encontramos nestes artigos, desenhadas com cuidado por mentes criativas e corações amorosos: são como pirilampos nas noites escuras de lua nova.
References
AGUIAR, Ada Cristina P.. Saúde e cuidado como produção de vida: para descolonizar e corazonar a Saúde Coletiva. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Rio de Janeiro, 2023
CUNHA, Teresa. O cuidado para que nada fique como dantes. esquerda.net. 2022. Disponível em: https://www.esquerda.net/dossier/o-cuidado-para-quenada-fique-como-dantes/78753.
CUNHA, Teresa; VALLE, Luísa P.; VILLAR-TORIBIO, Cristina. Cuidado. Dicionário Alice (On line). Coimbra: Centro de Estudos Sociais. 2019. p.52 Disponível em: https://estudogeral.uc.pt/bitstream/10316/87059/1/Cuidado_Dicionario%20Alice.pdf.
ENCONTRO NACIONAL VOZES E PRÁTICAS DAS MULHERES DO CERRADO, III. De 04 a 07 de outubro de 2023 em Montes Claros/MG. Carta final. s.n.t. 2023. Disponível em: https://fase.org.br/wp-content/uploads/2023/10/CARTA-FINAL-III-Encontro-Mulheres-do-Cerrado.pdf. Acesso em: 28 out. 2023.
KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras. 2019.
KRENAK, A. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras. 2020.
SHIVA, Vandana. Prefácio à nova edição. Em: MIES, M.; SHIVA, V. Ecofeminismo. Barcelona: Icaria Antrazyt Ecología. 2016.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Raquel Rigotto
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.