Editorial - É preciso celebrar, no plural. Viva as agroecologias do Brasil!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v21i1.60581

Palavras-chave:

ABA-Agroecologia, Congresso Brasileiro de Agroecologia, transdisciplinaridade

Resumo

O CBA foi lindo! Ana Primavesi, Dorothy Stang, Paulo Freire, Costabeber, Irmã Veva, Dema e muitas outras figuras icônicas do nosso campo de luta, que já partiram deste plano terreno, certamente estiveram agitadas no mundo celestial, loucas para furar o bucho do céu e aterrissar no semiárido brasileiro, bem no coração da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro, na Bahia, para estar entre nós. O cânone dos eventos academicistas foi, outra vez, posto em suspensão. Não queremos, contudo, dizer que os congressos da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) não são acadêmicos. Não é disso que estamos a falar. Pelo contrário, eles são algo que consideramos difícil de explicar, dada a limitação de nossa capacidade de enxergar aquilo que está para além do que a nossa visão e pensamento alcançam. Mas não custa tentar, ao menos ensaiar, uma reflexão, desde o nosso singelo ponto de vista.

Biografia do Autor

  • Flávio Bezerra Barros, Universidade Federal do Pará

    Professor associado do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares da Universidade Federal do Pará (INEAF/UFPA) e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (Nível C - Antropologia). Membro da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE) e da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Belém-PA, Brasil.

  • Janaina Deane de Abreu Sa Diniz, Universidade de Brasília, campus Planaltina

    Professora associada da Universidade de Brasília, campus Planaltina (FUP/UnB), nos Programas de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (PPG-MADER) e em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais (MESPT). Membro da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia). Brasília-DF, Brasil

Referências

Como citar: BARROS, Flávio B.; DINIZ, Janaína D.A.S. Editorial - É preciso celebrar, no plural - Viva as Agroecologias do Brasil! Revista Brasileira de Agroecologia, v. 21, n. 1, p. 1-8, 2026.

Downloads

Publicado

2026-01-01

Edição

Seção

Editorial

Como Citar

Editorial - É preciso celebrar, no plural. Viva as agroecologias do Brasil!. (2026). Revista Brasileira De Agroecologia, 21(1), 1-8. https://doi.org/10.33240/rba.v21i1.60581

Artigos Semelhantes

11-20 de 751

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)