Editorial: Qual o lugar da agroecologia e dos povos e comunidades tradicionais no debate da bioeconomia?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v20i1.57280

Palavras-chave:

Sociobiodiversidade

Resumo

Durante o Fórum Mundial de Bioeconomia, que ocorreu de 18 a 20 de outubro de 2021, em Belém do Pará, no ápice da calamidade sanitária causada pela covid-19, povos indígenas, quilombolas, extrativistas, ribeirinhos, camponeses, quebradeiras de coco babaçu, pescadores artesanais e marisqueiras, representados por seus movimentos e organizações sociais, adentraram a Estação das Docas, local do evento, empunhando suas bandeiras de luta e proferindo gritos de protesto contra os formatos até então desenhados sobre o acesso à sociobiodiversidade por parte das empresas, grandes coorporações e a ausência de diálogo. O acesso das lideranças ao recinto, que funcionava sob a vigilância de homens armados, só foi possível depois de muita negociação e enfrentamentos acalorados. O episódio em comento é um fragmento que demonstra o nível de descaso com a participação social daqueles que são os guardiões e conhecedores da sociobiodiversidade.

Biografia do Autor

  • Flávio Bezerra Barros, Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares da Universidade Federal do Pará

     

    Professor Associado do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares da Universidade Federal do Pará (Ineaf/UFPA). Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (Ineaf/UFPA) e no Programa de Pós-Graduação em Antropologia (IFCH/UFPA). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq na área de Antropologia. Presidente da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE) no período de 2018 a 2022. Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Agroecologia e líder do grupo de pesquisa do CNPq “Biodiversidade, Sociedade e Educação na Amazônia” (BioSE/CNPq/UFPA).

Referências

Abramovay, R. et al. Economia da sociobiodiversidade, caminhos para a Amazônia. Nexo Políticas Públicas. 2022.

Downloads

Publicado

2025-03-24

Edição

Seção

Editorial

Como Citar

Editorial: Qual o lugar da agroecologia e dos povos e comunidades tradicionais no debate da bioeconomia?. (2025). Revista Brasileira De Agroecologia, 20(1), 1-4. https://doi.org/10.33240/rba.v20i1.57280