AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO NO CAMPO: REFLEXÕES A PARTIR DO NÚCLEO DE AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO (GWATÁ)

Autores/as

  • Murilo Mendonça Oliveira Souza Universidade Estadual de Goiás/Unidade de Goiás Gwatá - Núcleo de Agroecologia e Educação do Campo
  • Dagmar Olmo Talga GWATÁ
  • Gloria Patricia Piedrahita Sarmiento GWATÁ
  • Janiel Divino Souza GWATÁ
  • Adriane Martins Botelho Universidade Estadual de Goiás/Gwatá
  • Joyce Almeida Borges GWATÁ
  • Eduardo Bonfim Oliveira GWATÁ
  • Gleida Gutielle da Silva Melo
  • Robson Sousa Moraes GWATÁ UEG
  • Fábio José Silva CPT

Resumen

A Agroecologia tem se fortalecido como proposta paradigmática para o campo. É resultado da luta de camponeses, dos povos indígenas e das comunidades tradicionais. Nos últimos anos outras organizações têm contribuído na discussão e fortalecimento da Agroecologia. Movimentos sociais, Organizações não governamentais, Instituições de ensino, tem se juntado na construção da Agroecologia. Nesse contexto os Núcleos de Agroecologia vêm desenvolvendo suas atividades. O desafio dos Núcleos, entre os quais se inclui o Núcleo de Agroecologia e Educação do Campo (GWATÁ), tem sido a sistematização das experiências e ações levadas a cabo. O objetivo deste texto, nesse sentido, é de apresentar experiências deste coletivo, sistematizadas a partir de diferentes caminhos metodológicos. Entre as principais experiências sistematizadas, destacamos o apoio à luta pela terra, os processos educativos e a comunicação na Agroecologia. Esperamos contribuir com o debate agroecológico a partir destas reflexões.

Biografía del autor/a

  • Murilo Mendonça Oliveira Souza, Universidade Estadual de Goiás/Unidade de Goiás Gwatá - Núcleo de Agroecologia e Educação do Campo
    Professor do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás/Unidade de Goiás e do Mestrado em Recursos Naturais do Cerrado (RENAC).
  • Dagmar Olmo Talga, GWATÁ
    Jornalista, mestre em comunicação
  • Gloria Patricia Piedrahita Sarmiento, GWATÁ
    Educadora em Comunicação
  • Janiel Divino Souza, GWATÁ
    Geógrafo
  • Adriane Martins Botelho, Universidade Estadual de Goiás/Gwatá
    Tecnológa em Gest´ão do Turismo
  • Joyce Almeida Borges, GWATÁ
    Professora do Curso de Geografia Universidade Estadual de Goiás
  • Eduardo Bonfim Oliveira, GWATÁ
    Geógrafo
  • Gleida Gutielle da Silva Melo
    Mestranda Geografia Universidade Federal de Goiás
  • Robson Sousa Moraes, GWATÁ UEG
    Professor da Universidade Estadual de Goiás
  • Fábio José Silva, CPT
    Agente da Comissão Pastoral da Terra

Publicado

2018-06-13

Cómo citar

AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO NO CAMPO: REFLEXÕES A PARTIR DO NÚCLEO DE AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO (GWATÁ). (2018). Revista Brasileña De Agroecología, 13(1). https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rbagroecologia/article/view/50005