A sociodiversidade da Amazônia: O que os saberes locais e tradicionais dos povos nos ensinam em meio à pandemia da Covid 19?
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v16i1.23360Palavras-chave:
povos da floresta, Diversidade, Economia, CoronavirusResumo
As relações humanas com a natureza são elementares para problematizarmos os caminhos que queremos seguir enquanto sociedade e se nos consideramos ou não parte da natureza. A sobreposição ser humano-natureza na cultura ocidental, diferentes dos povos da floresta com seus saberes tradicionais e suas matrizes culturais, arrastaram a sociedade moderna para crises atrás de crises, no meio ambiente e nas relações socioeconômicas, com um modelo social hegemônico, que produz desordens como a doença Covid-19, favorecedor de sua rápida disseminação, tornando-a uma pandemia. A Amazônia, com sua biodiversidade, possibilitou aos povos tradicionais que nela vivem integrarem-se e, assim, eles se enxergam nos processos complexos desse grande sistema. Os saberes locais e tradicionais produzidos nesta interação biodiversa possibilitaram modos de vida, onde a floresta e as economias são reflexos, mesmo que em microcosmos econômicos, da diversidade intrínseca da Amazônia. Em um período de reflexão sobre o que nos trouxe até aqui, como os saberes amazônicos podem nos ajudar a pensar o antigo e o novo, em meio à pandemia da Covid-19? É o que discutiremos nesta obra.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Agroecologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.