Agricultores (e pescadores) da Amazônia central brasileira: racionalidades e trajetória recente dos sistemas agrícolas em duas unidades de conservação do Médio Solimões, Amazonas.

Autores/as

  • Kayo J. C Pereira Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT

Palabras clave:

Amazônia, Agricultura tradicional;, agroextrativismo, Mamirauá, Amanã

Resumen

O presente artigo apresenta uma análise do papel da agricultura nos sistemas de produção das Reservas Amanã e Mamirauá, descrevendo sua trajetória recente em nove comunidades, e identificando as principais identidades produtivas. Predomina em todas as comunidades um sistema de produção complexo, formado por agricultura, pesca, caça e extrativismo, com a agricultura ou a pesca assumindo função protagônica, de acordo com a estratégia de geração de renda de cada família. Os sistemas agrícolas vêm passando por intenso processo de transformação, diretamente relacionado à intensificação do contato das comunidades com a vida citadina, com a implantação de políticas de conservação e manejo dos recursos naturais e com o incremento da importância dos produtos agrícolas na geração de renda para as famílias. Os resultados revelaram estar havendo mudanças nos itinerários técnicos, com aprimoramento no processo de produção de farinha e estabelecimento de sistemas agroflorestais. Contudo, a agricultura com finalidade mais comercial, ainda é mais restrita às comunidades de terra firme, em função principalmente do regime hidrológico da várzea.

Publicado

2023-06-21

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Agricultores (e pescadores) da Amazônia central brasileira: racionalidades e trajetória recente dos sistemas agrícolas em duas unidades de conservação do Médio Solimões, Amazonas. (2023). Revista Brasileña De Agroecología, 6(3), 115-137. https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rbagroecologia/article/view/49259

Artículos similares

1-10 de 123

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.