Métodos alternativos de controle de doenças fúngicas na cultura de jambu (Spilanthes oleraceae L.) através da atuação do silício.

Autores

  • Maria José Alves Bertalot Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica , Botucatu/SP–Brasil
  • Juliana Garcia Carvalho-Pupatto AssociaçãoBrasileira de Agricultura Biodinâmica, Botucatu/SP–Brasil
  • Edson Luiz Furtado FCA/UNESP/Botucatu/SP - Brasil
  • Daniel Dias Rosa FCA/UNESP/Botucatu/SP - Brasil
  • Eduardo Mendoza Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica. Botucatu - SP.
  • Adriano B. Lima FCA/UNESP/Botucatu - SP

Palavras-chave:

cavalinha, silício, doenças fúngicas, jambu, preparado biodinâmico 501

Resumo

A ação dos fungos do carvão ou galha do jambu (Tecaphora spilanthes) e flor preta do jambu (Alternaria solani) constituem um sério problema fitossanitário na cultura intensiva do jambu (Spilanthes oleraceae L.). Este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho do método de controle alternativo das doenças causadas por estes fungos através da atuação do silício. O delineamento utilizado foi em blocos ao acaso com seis tratamentos e cinco repetições, em condições de campo na área agrícola de um produtor rural em Botucatu/SP. Os tratamentos utilizados foram: 1–Sem nenhuma aplicação; 2–Água; 3–Chá de Equisetum arvense; 4–Chá de Equisetum hyemale; 5–Chá de Equisetum giganteum; 6–Preparado Biodinâmico 501 (chifre-sílica). Observou-se tendência de maior eficiência do tratamento 6 (Preparado biodinâmico 501 - sílica) no controle da doença tanto no número como na nota de flores e galhas. No caso do número de galhas e nota de galhas o tratamento 4 apresentou menor influência em relação aos tratamentos 3, 5 e 6. Constatou-se que o preparado biodinâmico 501 (tratamento 6), com alto conteúdo de sílica, teve maior efetividade no controle do carvão ou galha do jambu (Tecaphora spilanthes) e flor preta do jambu (Alternaria solani).

Downloads

Publicado

2010-11-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Métodos alternativos de controle de doenças fúngicas na cultura de jambu (Spilanthes oleraceae L.) através da atuação do silício. (2010). Revista Brasileira De Agroecologia, 5(2), 264-274. https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/rbagroecologia/article/view/49136

Artigos Semelhantes

1-10 de 21

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)