Eficiência da aplicação de extratos de Agave sobre o ácaro-rajado Tetranychus urticae (Koch, 1836) e ocorrência de fitotóxidez em plantas de algodoeiro (Gossypium hirsutum L. r latifolium Hutch)
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v5i2.49124Palavras-chave:
Acaricida natural, sisal, fitotoxidadeResumo
Objetivou-se avaliar a eficiência dos extratos frescos e curtidos de dois genótipos de Agave no controle do ácaro-rajado do algodoeiro e avaliar os efeitos de fitotóxidez dessas aplicações. Foram aplicados 24 horas após a maceração e 35 dias depois. Os tratamentos foram: plantas não tratadas; extrato fresco de Agave sisalana; extrato fresco do híbrido 11648; extrato curtido de Agave sisalana; e, extrato curtido do híbrido 11648. Avaliou-se ácaros vivos, eficiência dos extratos de agave sobre Tetranychus urticae e Iphiseiodes sp., o percentual de plantas afetadas e a intensidade dos sintomas de fitotóxidez em plantas de algodoeiro aos 10, 35 e 65 dias após a germinação, utilizou-se o DIC com cinco repetições para as avaliações de fitotóxidez e 10 repetições para a eficiência. Observou-se diminuição do número de ácaros vivos com as aplicações dos extratos de Agave, a eficiência do extrato curtido do hibrido foi de 100%, o percentual de plantas afetadas foi de 100% quando pulverizadas nas duas faces da folha e a intensidade da fitotóxidez foi de muito leve a leve aos 10 e 35 e forte aos 65 dias após a germinação.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.