Discurso, Política e Direitos
Por uma análise do discurso comprometida
DOI:
https://doi.org/10.35956/v.24.n1.2024.p.206-210Palavras-chave:
PT-BrResumo
No âmbito das complexas relações entre discurso, poder e sociedade situa-se a obra Discurso, políti- ca e direitos: por uma análise de discurso comprometida, disponível em língua portuguesa, organizada por Viviane de Melo Rezende, Caroline Lopes Araújo Regis e Jaqueline Fiuza que traz um refinado esforço teórico e analítico aos estudos discursivos críticos com foco na política e no direito e em formas de abuso do poder que resultam em desigualdades e injustiças sociais. Viviane Resende, ao apresentar a obra, retoma o conceito de poder de Van Dijk (2008), ressaltando que o entendimento do poder como controle demanda um entendimento do funcionamento da linguagem na sociedade o que reforça a relevância dos estudos críticos do discurso e a necessidade de estudarmos os diferentes contextos de uso da linguagem e o modo como as relações de poder acontecem na linguagem para construirmos uma análise de discurso comprometida.
Referências
Fairclough, N. 2003. Analysing discourse. Textual analysis for social research. Londres; Routledge.
Fairclough, N. 2010. Critical discourse analysis: the critical study of language. 2. ed. New York: Longman.
Thompson, J. B. 1998. Ideología y Cultura moderna: Teoria Crítica social en la era de la comunicación de massas. Coyoacas: Universidad Autónoma Metropolitana.
Resende, V. D. M. 2019. Perspectivas Latino-Americanas para decolonizar os estudos críticos do discurso. In: Resende, V. D. M. Decolonizar os estudos críticos do discurso. Campinas: Pontes Editores, p. 19-46.
Van Dijk, T. A. 2008. Discurso e poder. Trad. J. Hoffnagel et al. São Paulo: Contexto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pedro Fernando dos Santos, Ofélia Maria Imaculada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os/As autores/as conservam os direitos autorais e garantem a RALED o direito de ser a primeira publicação do trabalho licenciado por uma Creative Commons Attribution License que permite compartilhar o trabalho com reconhecimento de sua autoria e a publicação inicial nesta revista.