O LUGAR DA FILOSOFIA NA CONTEMPORANEIDADE
DOI :
https://doi.org/10.26512/pl.v10i21.40922Mots-clés :
Crítica. Educação. Filosofia. Heidegger. Rancière.Résumé
Neste artigo procuro identificar o lugar e papel da filosofia na contemporaneidade. Começo por esclarecer o que é a filosofia. Na primeira seção retraço de forma breve a evolução da filosofia desde os gregos até aos dias de hoje. De uma atitude e prática existencial até a uma lógica de compartimentalização de saberes, levanta-se a questão: É possível ensinar e aprender filosofia? Na segunda seção tento oferecer uma resposta, a partir de um diálogo com Rancière e sua obra O Mestre Ignorante. Na última seção, procuro identificar o lugar da filosofia e do filósofo na contemporaneidade. Para isso, retomei a relação necessária entre filosofia e verdade. A partir de um diálogo com Heidegger, Aristóteles, Kant e Heath mostro que a filosofia permanece de vital importância para os dias de hoje, porém, que é obrigatório (ou desejável) que ela faça uma crítica a si própria de forma a superar o dogmatismo que a própria tradição crítica gerou.
Téléchargements
Références
ARISTÓTELES, Ética a Nicômaco. Tradução de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim. São Paulo: Nova Cultural, 1991.
HEATH, J. O problema dos estudos ‘críticos’. Crítica. Disponível em: <https://criticanarede.com/estudoscriticos.html>. Acesso em 23 de jan de 2019.
HEIDEGGER, M. Conferências e artículos. Tradución de Eustaquio Barjau. Barcelona: Odós, 1994.
HEIDEGGER, M. The Fundamental Concepts of Metaphysics – World, Finitude, Solitude. Translated of William McNeill and Nicholas Walker. Indiana: Indiana University Press, 1995.
KANT, I. Resposta à pergunta: o que é o Esclarecimento?. Tradução de Artur Morão. 1990. Disponível em: . Acesso em: 23 de jan. 2019.
Ramos, Cesar AugustoAprender a filosofar ou aprender a filosofia: Kant ou Hegel?. Trans/Form/Ação [online]. 2007, v. 30, n. 2, pp. 197-217. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-31732007000200013>. Acesso em 23 jan. 2019.
RANCIÈRE, J. O Mestre Ignorante – Cinco lições sobre a emancipação intelectual. Tradução de Lilian do Valle. Belo Horizonte: Autentica, 2012.
SENEDA, M. C. Conceitos de Filosofia na Escola e no Mundo e a formação do filósofo segundo I. Kant. Kriterion, Belo Horizonte, nº 119, jun./2009, pp. 233-249. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0100-512X2009000100012>. Acesso em 23 jan. 2019.
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© PÓLEMOS – Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília 2022

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.