EMANCIPAÇÃO DA MULHER E FEMINISMO
uma análise a partir de Simone de Beauvoir e bell hooks
DOI :
https://doi.org/10.26512/pl.v10i21.38506Mots-clés :
Emancipação. História da Filosofia. Feminismo. Mulher na Filosofia. Patriarcado.Résumé
Esse trabalho pretende elucidar acontecimentos históricos por luta de liberdade e igualdade incididos no século XX, onde há especulações sobre os direitos das mulheres, procurando esclarecer em quais contextos ocorreram as ondas do feminismo, com maior ênfase na segunda e terceira Onda a partir da visão de Simone de Beauvoir e bell hooks, respectivamente. Sendo uma a base do movimento na modernidade e a outra na contemporaneidade. Abordando o que foi analisado pelas duas filósofas referente ao sujeito mulher e se há um caminho possível para sua emancipação. Identificando quais problemas foram vistos no movimento feminista, se atendeu a todas as mulheres, explicando qual a relevância dessa discussão dentro da História da Filosofia e delineando linhas filosóficas que contribuíram para esse pensamento, bem como o problema acerca dessa emancipação. Trazendo elementos históricos que colaboraram para formação do que hoje é considerado uma corrente política que contribui em emancipar a mulher da estrutura opressora que a mantém: o patriarcado.
Téléchargements
Références
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: Entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo: a experiência vivida. (Vol. 2). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.
BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo: fatos e mitos. (Vol. 1). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.
DAVIS, Angela. Mulheres, cultura e política. São Paulo: Boitempo, 2017.
DAVIS, Angela. Liberdade é uma luta constante. São Paulo: Boitempo, 2018.
FRIEDAN, Betty. A Mística Feminina. Pretópolis: Vozes, 1971.
HOOKS, Bell. E eu não sou uma mulher? Mulheres negras e feminismo. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2019.
HOOKS, Bell. O feminismo é para todo mundo: Políticas arrebatadoras. Rio de Janeiro: Rosa dos Ventos, 2018.
TICKNER, J. Ann. Gender in international relations: Feminist perspectives on achieving global security. Columbia University Press, 1992.
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© PÓLEMOS – Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília 2022

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.