OS FUNDAMENTOS DO PROBLEMA DO REALISMO
DOI:
https://doi.org/10.26512/pl.v1i2.11530Palabras clave:
Michael Dummett. Metafísica. Realismo. Teoria do significado. Hilary Putnam.Resumen
Este trabalho visa discutir o problema do realismo, mais precisamente a abordagem denominada de "realismo natural" e o antirrealismo proposto por Michael Dummett. A abordagem aqui utilizada privilegia essas duas posições por um motivo muito simples: elas parecem exemplificar e contrastar as questões acerca dos fundamentos do problema do realismo. O propósito desse trabalho é fazer uma exposição que mostre como a partir de uma questão fundamental, qual seja uma teoria acerca da percepção, e do tratamento desta questão como um postulado básico para suas teorias, Putnam e Dummett constroem teorias radicalmente diferentes, uma o "realismo ingênuo" e outra o antirrealismo de Dummett, que ainda assim são alternativas genuínas uma a outra. Nesse sentido o que esse trabalho irá mostrar é como a argumentação a favor de cada teoria é fundada em um pressuposto axiomático e como a adoção de uma ou outra teoria da percepção pode nos conduzir de uma a outra teoria por um meio legítimo que não incorre em incoerência argumentativa.
Descargas
Referencias
BROCK, Stuart. MARES, Edwin. Realism and Anti-Realism. Ithaca: McGill-Queen’s University Press, 2007.
DUMMETT, Michael. Realism. In: Truth and Other Enigmas.Cambridge: Harvard University Press, 1978.
__________. The Logical Basis of Metaphysics. Cambridge: Harvard University Press, 1991.
__________. The Seas of Language. Oxford: Clarendon Press, 1993.
__________. Thought and Reality. Oxford: Clarendon Press, 2006.
__________.The Nature and Future of Philosophy. New York: Columbia University Press, 2010.
PUTNAM, Hilary. (1999) Corta Tripla: Mente, Corpo e Mundo. Trad. sob a direção de Adail Sobral. Aparecida, São Paulo: Idéias & Letras, 2008.
RORTY, Richard. Objetivismo, relativismo e verdade. Trad. Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Relume-Dulamará, 1997.
TARSKY, Alfred. O conceito de verdade nas linguagens formalizadas. In: Mortari, Cezar A. Dutra, Luiz Henrique. (Org). A concepção semântica de verdade: Textos clássicos de Tarski.São Paulo: Editora UNESP, 2007.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Pólemos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Todos os trabalhos que forem aceitos para publicação, após o devido processo avaliativo, serão publicados sob uma licença Creative Commons, na modalidade Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International Public License (CC BY-NC-ND 4.0). Esta licença permite que qualquer pessoa copie e distribua a obra total e derivadas criadas a partir dela, desde que seja dado crédito (atribuição) ao autor / Ã autora / aos autores / às autoras.