INVESTIGATIVE TEACHING SEQUENCE IN BIOLOGY
A PROPOSAL FOR THE STUDY OF ARTHROPODS
Keywords:
Research. Learning. Resolution.Abstract
Inquiry-based learning is a pedagogical approach in which the student becomes the center of learning. It involves seeking to solve a problem based on experiments or data. This study used this methodology to analyze its viability in understanding the content of Arthropods, a Biology topic, in a 2nd-year high school class at a public school in the Federal District. It also aimed to verify whether the learning would make more sense to the students. The entire project was based on the central question of the evolution of arthropod camouflage and the environment in which they live. It was also possible to study the general characteristics of this animal phylum. The result was greater student participation in class and the solution to the question. In addition, an animal camouflaged in a given environment was created, following the characteristics learned in class. This way, the proposed knowledge was constructed and consolidated.
References
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018a. 600 p.
BRASIL, Tânia Lopes Dos Santos; KALHIL, Josefina Diosdada Barrera; COSTA, Lucinete Gadelha da. Aprendizagem Significativa: desafios da avaliação no ensino de ciências. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 10, n. 1, p. e22018-e22018, 2022.
BRASÍLIA, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Currículo em Movimento do Distrito Federal: Novo Ensino Médio. Brasília, 2020. 208 p.
BRITO, Brenda Winne da Cunha Silva; BRITO, Leandro Tavares Santos; SALES, Eliemerson de Souza. Ensino por investigação: uma abordagem didática no ensino de ciências e biologia. Revista Vivências em Ensino de Ciências, v. 2, n. 1, 2018.
BRITO, Liliane Oliveira de; FIREMAN, Elton Casado. Ensino de ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para promoção da alfabetização científica nos primeiros anos do ensino fundamental. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 1, p. 123-146, 2016.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Calor e temperatura. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.
CARVALHO, Rodrigo Assis de. Cores e disfarces da natureza. Ciência Hoje das Crianças, n. 210, 2010.
CARVALHO, Raquel; CARVALHO, Plauto de; MIRANDA, Sabrina. O ensino de ciências por investigação à luz da aprendizagem significativa. Enciclopédia Biosfera, v. 18, n. 35, 2021.
DARROZ, Luiz Marcelo. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. Revista Espaço Pedagógico, v. 25, n. 2, p. 576-580, 2018.
DURÉ, Ravi Cajú; ANDRADE, Maria José Dias de; ABÍLIO, Francisco José Pegado. Ensino de Biologia e Contextualização do Conteúdo: Quais Temas o Aluno de Ensino Médio Relaciona com o seu Cotidiano?. Experiências em ensino de ciências, v. 13, n. 1, p. 259-272, 2018.
FERREIRA, Luiz Henrique; MATEUS, Paola Gimenez; MORETTI, Andressa Algayer da Silva. A Teoria da Aprendizagem Significativa em pesquisas na área de Ensino de Ciências da Natureza: uma revisão sistemática da literatura. Revista Espaço Pedagógico, v. 29, n. 2, p. 444-468, 2022.
MALAFAIA, Guilherme; BÁRBARA, Viníciu Fagundes; RODRIGUES, Aline Sueli de Lima. Análise das concepções e opiniões de discentes sobre o ensino da biologia. Revista Eletrônica de Educação, v. 4, n. 2, p. 165-182, 2010.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5ª ed, São Paulo, 2003.
MOREIRA, Marco Antonio. Linguagem e aprendizagem significativa. In: Conferência de encerramento do IV Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, Maragogi, AL, Brasil. 2003.
MOURÃO, Matheus Fernandes; SALES, Gilvandenys Leite. O uso do ensino por investigação como ferramenta didático-pedagógica no ensino de Física. Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 5, p. 428-440, 2018.
MUNFORD, Danusa; LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro e. Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo?. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 9, n. 01, p. 89-111, 2007.
NEVES, José Luis. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisa em administração, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 1-5, 2. sem. 1996
OLIVEIRA, Cristiano Lessa de. Um apanhado teórico-conceitual sobre a pesquisa qualitativa: tipos, técnicas e características. Travessias, v. 2, n. 3, p. e3122-e3122, 2008.
SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 17, p. 49-67, 2015.
SASSERON, Lúcia Helena. Interações discursivas e investigação em sala de aula: o papel do professor. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Almejando a alfabetização científica no Ensino Fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 13(3), n. 3, p. 333-352, dez. 2008.
SCARPA, Daniela Lopes; CAMPOS, Natália Ferreira. Potencialidades do ensino de Biologia por Investigação. Estudos avançados, v. 32, n. 94, p. 25-41, 2018.
SEGURA, Eduardo; KALHIL, Josefina Barrera. A metodologia ativa como proposta para o ensino de ciências. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 3, n. 1, p. 87-98, 2015.
SILVA, André Luís Silva da; MOURA, Paulo Rogério Garcezde; DEL PINO, José Cláudio. Atividade Experimental Problematizada (AEP) como uma estratégia pedagógica para o Ensino de Ciências: aportes teóricos, metodológicos e exemplificação. Experiências em Ensino de Ciências, v. 12, n. 5, p. 177-195, 2017.
TRIVELATO, Sílvia L. Frateschi; TONIDANDEL, Sandra M. Rudella. Ensino por investigação: eixos organizadores para sequências de ensino de biologia. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 17, p. 97-114, 2015.
VIEIRA, Fabiana Andrade da Costa. Ensino por investigação e aprendizagem significativa crítica: análise fenomenológica do potencial de uma proposta de ensino. 2012. 197 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2012.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Physicae Organum

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

