Buracos Negros de Schwarzschild e de Kerr: uma abordagem usando Python
Palavras-chave:
Schwarzschild. Kerr. Buraco Negro.Resumo
Apresentamos nessa pesquisa os principais apontamentos históricos acerca da importância do estudo dos quatro modelos de buracos negros. Mais adiante poderá entender como funciona a evolução estelar, formação e estrutura dos buracos negros analisando as componentes da métrica de Schwarzschild, a circunferência do horizonte de eventos, a distância própria, o tempo próprio, horizonte de eventos, a esfera de fótons, o disco de acreção, singularidade e singularidade nua, anel de Einstein e cruz de Einstein para esse modelo geométrico. Já para o modelo com simetria axial de Kerr será estudada as componentes da métrica que levam ao tempo próprio, a distância própria, a órbita de partículas, horizonte de eventos, a ergoregião, superfície de redshift infinito, censura cósmica para o caso em que $r > 2M$, o limite estático, a sombra de um buraco negro de Kerr. Disponibilizou-se um filtro para análise do perfil de um buraco negro de Schwarzschild e de Kerr da Agência Espacial Européia. As simulações foram criadas em Python por meio de alguns pacotes especiais para a Teoria da Relatividade Geral e estão inseridas na íntegra no apêndice para eventual consulta. Adotou-se ainda as unidades naturais para descrever as métricas de Schwazrschild e de Kerr, sendo ambas munidas de assinatura métrica (-, +, +, +).
Referências
ANDRADE, V. C.; WURZ, G. Buracos Negros de Kerr e de Schwarszschild: uma abordagem por meio do Python. 103 f. Monografia (Especialização em Astrofísica Gravitacional e Física Espacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. 116
JUNIOR, H. C. L.; CUNHA, P. V. da; HERDEIRO, C. A.; CRISPINO, L. C. Sombras de buracos negros: desvendando a física por detrás da imagem de m87. Revista Brasileira de Ensino de Física, SciELO Brasil, v. 43, 2020. 111, 113, 114, 115
MOORE, T. A. A general relativity workbook. [S.l.]: University Science Books Mill Valley, 2013. 109
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Physicae Organum - Revista dos Estudantes de Física da UnB
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).