Mediando a aprendizagem de circuitos elétricos em Física: proposta de sequência didática utilizando o modelo flipped classroom
Resumo
A mediação da aprendizagem de circuitos elétricos no âmbito do ensino de Física é desafiadora, pois requer elevada capacidade de abstração dos alunos e habilidade de inovação didática do professor. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de sequência didática reflexiva para o ensino de circuitos elétricos, voltada a alunos do ensino médio, adequada aos parâmetros curriculares nacionais vigentes no Brasil. Para isso, foi utilizado o modelo de flipped classroom (sala de aula invertida) Ã luz da teoria de desenvolvimento cognitivo de Lev Vygotsky, tanto na perspectiva social dos alunos em sala de aula, quanto em suas atividades fora do ambiente escolar. Foram utilizadas diferentes estratégias metodológicas de ensino, a fim de fomentar situações em que o aluno seja protagonista da aprendizagem, explorando de forma consciente e consistente o seu potencial. Como resultado, espera-se que o aluno, ao final da sequência didática, tenha capacidade de reconhecer e relacionar os conceitos estudados com situações práticas de seu cotidiano. Além disso, espera-se que tenha adquirido autonomia no processo de aprendizagem e desenvolvido habilidades sociais e cognitivas, além de ter conseguido criar modelos gráficos e mentais sobre o funcionamento e aplicação de circuitos elétricos.
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