Jogos didáticos no ensino da eletrodinâmica
Resumo
As atividades realizadas constituíram-se de duas etapas: a aplicação de 10 horas/aulas do conteúdo de Corrente Elétrica e mais 4 horas/aulas para a aplicação da oficina dos Jogos Didáticos. Para realizá-las optou-se pela 3º série matutina da Escola de Educação Básica Irmã Anunciata Sperandio, localizada na município de Peritiba ”“ SC. No decorrer das atividades, buscou-se, sempre que possível, associar os conteúdos de Eletrodinâmica com o cotidiano dos alunos. O uso dos Jogos Didáticos auxiliou no despertar do interesse dos alunos pelos conceitos estudados, facilitando a contextualização do conteúdo e melhorando a relação aluno-professor.
Referências
ALMEIDA, P. N. de. Educação lúdica. Edicoes Loyola, 1998.
DRISCOLL, M. P.. Psychology of learning for instruction. 2005.
GOMES, R. R. et al. Contribuição dos jogos didáticos na aprendizagem de conteúdos de Ciências e Biologia. Erebio, v. 1, p. 389-92, 2001.
KAFAI, Y. B. Playing and making games for learning: Instructionist and constructionist perspectives for game studies. Games and culture, v. 1, n. 1, p. 36-40, 2006.
LOPES, M. da G.Jogos na educação, criar, fazer jogar. Ed. 2001.
MACEDO, L. de; PETTY, A. L.; PASSOS, N. C. Aprender com jogos e situações problema (Learning with Games and Problem-Solving Situations). Porto Alegre: Artmed. 2000.
MACHADINHO http://www.machadinho.com.br/novo/usina.php?cod=83> Acesso em 04/10/2017
MIRANDA, S. de. Do fascínio do jogo à alegria do aprender nas séries iniciais. São Paulo: Papiries, 2001.
MORATORI, P. B. Por que utilizar jogos educativos no processo de ensino aprendizagem. UFRJ. Rio de Janeiro, p. 04, 2003.
MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: Editora pedagógica e universitária, 1999.
MOREIRA, M. A. Subsídios teóricos para o professor pesquisador em ensino de ciências: comportamentalismo, construtivismo e humanismo. Porto Alegre: UFRGS, 2009b, 2009.
OLIVEIRA, M.K. de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio - histórico. São Paulo: Scipione, 1999. _. Pensar a educação contribuições de Vygotsky. CASTORINA, José Antônio et al. Piaget-Vygotsky: Novas Contribuições para o Debate,
v. 6, 1995.
OLIVEIRA, V. B. de. (Ed.). O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. 2000.
PAPERT, Seymour. Constructionism: A new opportunity for elementary science education. Massachusetts Institute of Technology, Media Laboratory, Epistemology and Learning Group, 1986.
PERITIBA <http://www.peritiba.sc.gov.br/noticias/index/ver/codMapaItem/6866/cod-Noticia/ 446966> Acesso em 04/10/2017
RIBEIRO, F. D. Jogos e modelagem na educação matemática. Editora Ibpex, 2008.
RIZZO, G. O método natural de alfabetização. Alfabetização Natural. Rio de Janeiro: Francisco Alvez, p. 33-129, 1988.
ROBERTSON, J.; HOWELLS, C. Computer game design: Opportunities for successful learning. Computers & Education, v. 50, n. 2, p. 559-578, 2008.
SMEETS, Ed. Does ICT contribute to powerful learning environments in primary education? Computers & Education, v. 44, n. 3, p. 343-355, 2005.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. brasileira. São Paulo, Martins, 1988.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).