Funcionalismo e consciência: situação do design industrial
DOI :
https://doi.org/10.18830/1679-09442023v16e48127Mots-clés :
Arquitetura, Arte, Estética, Design IndustrialRésumé
O artigo intitulado “Funcionalismo e consciência: situação do design industrial” [Fonctionnalisme et conscience: situation de l’industrial design], foi escrito pela filósofa e historiadora francesa Françoise Choay (1925-) e publicado no ano de 1964, na revista francesa de filosofia Revue d'Esthétique, cujo caráter científico e técnico fomentava publicações em todo o mundo, aludindo à necessidade do debate em diferentes frentes. De teor crítico e ainda inédito em português, este artigo integra um conjunto de contribuições feitas pela autora no referido periódico, revelando-se pertinente como texto-fonte para a presente tradução à medida que reconstrói o itinerário intelectual da autora. Neste artigo, Choay expõe as implicações advindas do design industrial, analisando criticamente as reverberações do processo de industrialização moderno no campo da arte e da arquitetura. Contudo, para além do propósito de construir um itinerário da estética industrial, a autora se volta para aspectos de ordem existencial e discursiva, revelando a intenção de reclamar um sentido para as noções de pré-fabricação. Dessa maneira, a partir de colocações acerca da padronização, correlatas ao design industrial e nomeadamente encontradas no texto, como “standard”, a autora problematiza os resultados de implementações de moldes, referindo-se ao risco de atuarem como fatores de homogeneização cultural. Posicionamentos semelhantes aparecem em dois outros artigos, publicados na revista francesa em questão, “L’industrialisation et le bâtiment” (CHOAY, 1962) e “L’exposition du Bauhaus” (CHOAY, 1969), os quais se localizam na trajetória de Choay enquanto desdobramento de sua crítica à tensão estabelecida entre a busca por princípios universalizantes e o reconhecimento das especificidades culturais e ambientais. Ambos os textos demonstram o estudo das expressões humanas — arte, arquitetura e cidade — a partir do binômio semiologia-antropologia, contribuindo com o esclarecimento do contexto no qual e para o qual o presente artigo foi produzido, e consequentemente, constituindo um corpus de referência para esse projeto de tradução.
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