Uma capital surge do chão
Brasília
DOI:
https://doi.org/10.18830/1679-09442023v16e47973Palavras-chave:
Arquitetura moderna, BrasíliaResumo
“Une capitale sort de terre” é um dos dois artigos sobre Brasília que a historiadora Françoise Choay escreveu após a sua visita ao Brasil em 1959, quando foi convidada para participar do Congresso Internacional Extraordinário de Críticos de Arte, idealizado por Mario Pedrosa. O texto foi publicado poucos dias depois do seu retorno à França no semanário France Observateur, fundado por ex-combatentes da resistência francesa em 1950, originalmente L'Observateur politique, économique et littéraire. A maioria dos temas tratados nesta reportagem reapareceriam no artigo publicado na revista mensal de arte L’Oeil no mês seguinte, “Une capitale préfabriquée”. Este último foi publicado no Brasil em duas ocasiões: na Tribuna da Imprensa, em 1960, com tradução de Hildebrando Giudice e na antologia sobre Brasília organizada por Alberto Xavier e Julio Katinsky, publicada em 2012, com tradução de Dorothée de Bruchard. Em “Une capitale sort de terre” é perceptível a diferença de tom em relação ao outro. O gênero da escrita é a reportagem jornalística e não a resenha crítica, mas Choay articula com destreza o relato de suas experiências na cidade às questões teóricas que desenvolve melhor em outras publicações.
Referências
CHOAY, Françoise. Une capitale sort de terre: Brasilia. France Observateur, Paris, n. 492, p. 15-16, 7 out. 1959.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paranoá
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).