Sobre se perder pela cidade para aprender e ensinar história
DOI :
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n33.2022.14%20Mots-clés :
Ensino de História, Espacialidade, Histórias de vidaRésumé
Ensinar e aprender história através de histórias de vida e pela espacialidade vivida e praticada por alunas e alunos de uma pequena escola pública do Plano Piloto de Brasília é a proposta aqui apresentada. Essa experiência construída em 2021 no contexto da pandemia do corona vírus desenvolveu saberes dos sujeitos envolvidos, redimensionou a história escolar e local, além de produzir material publicado em redes sociais em formato de vídeos e o Projeto Político Pedagógico da escola. Recorremos a depoimentos de antigas alunas e professoras, reportagens de jornais e documentação oficial do governo para o diálogo, o que permitiu uma reflexão atenta ao método da história oral, ao contato cuidadoso com as diversas fontes de pesquisa em suas múltiplas dimensões. E com essas orientações convidamos todas e todos a encontrar histórias da escola e se perderem pelos caminhos da cidade.
Références
BARROS, José d’Assunção. "Cidade, Espacialidade e forma: considerações sobre a articulação de três noções fundamentais para a História Urbana", Em: Lusíada. História, n.º 4, 2007, p. 121-137.
BEHAR, Patrícia Alejandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Porto Alegre: UFRGS, 2020. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/>, acesso em 18 mar. 2022.
BENJAMIN, Walter. Baudelaire e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas II. São Paulo: Brasiliense. 2004
BITTENCOURT, Circe M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Côrtez, 2004.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2010.
BRASIL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). O que muda no Novo Ensino Médio? Disponível em: <https://www.gov.br/mec/pt-br/novo-ensino-medio>, acesso em 18 mar. 2022.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. São Paulo: Vozes, 2014.
EX-REITORES UNB. Universidade de Brasília, 2022. Disponível em: <https://www.unb.br/2-publicacoes/632-ex-reitores>, acesso em 18 mar. 2022.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO DISTRITO FEDERAL (FE-DF). Departamento de Pedagogia. Projeto político pedagógico da escola candanga. Brasília: FE-DF, 1997.
FOUCAULT, Michel. "O sujeito e o poder”. Em: DREYFUS, H.; RABINOW, P. (Org.). Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense/Universitária, 1995, p. 231-249.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. Rio de Janeiro: Cortez, 1982.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
GOUVÊA, Luiz Alberto. "A capital do controle e da segregação social", In: PAVIANI, Aldo (org.). A Conquista da cidade: movimentos populares em Brasília. Brasília: EdUnB, 2010.
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
LANG, Alice. "História oral: uma visão entre outra", In: COGGIOLA, Osvaldo (org.). Caminhos da História: coletânea de trabalhos apresentados no Simpósio Internacional Os Rumos da História. São Paulo: Xamã, 2006, p. 455-463.
LOUSADA, Maria Alexandre. "Espacialidade em debate: práticas sociais e representações em Lisboa nos finais do Antigo Regime", Em: Ler História, n. 48, 2005. Disponível em: https://www.academia.edu/3684018/Espacialidade_em_debate_pr% C3%A1ticas_sociais_e_representa%C3%A7%C3%B5es_em_Lisboa_nos_finais_do_An tigo_Regime>, acesso em: 18 mar. 2022.
PAIVA, Vera Lúcia M. O. “Ensino Remoto ou Ensino à Distância: efeitos da pandemia”. Em: Estudos Universitários: revista de cultura. Recife, v. 37, n. 1/2, p. 58-70, dez. 2020. ISSN Edição Digital: 2675-7354.
PAVIANI, Aldo (org.). A Conquista da cidade: movimentos populares em Brasília. Brasília: EdUnB, 2010.
PESAVENTO, Sandra . "História, memória e centralidade urbana", In: Nuevo Mundo Mundos Nuevos [Online], Debates, posto online no dia 05 Janeiro 2007. Disponível em: http://nuevomundo.revues.org/3212, acesso em 18 mar. 2022.
REIS, Vanessa de Paula; CORDEIRO, Lucilene Dias. Escolas pioneiras de Brasília: A instalação das primeiras instituições educacionais até a inauguração da nova capital. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 1, p. 160-227, abr. 2020. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/787>. Acesso em: 18 mar. 2022.
SANTOS, Jorge Artur Caetano Lopes dos. (Re)Canto de Memórias: histórias do Recanto das Emas e suas moradoras (1993-2017). Tese de doutorado em História. Brasília: UnB, 2018. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/32296/1/2018_JorgeArturCaetanoLopesdosSantos.pdf>, acesso em 18 mar. 2022.
SCHVARSBERG, Benny. "Do Plano Piloto a Brasília: considerações sobre planos diretores e planejamento metropolitano". In: PAVIANI, Aldo (org.). A Conquista da cidade: movimentos populares em Brasília. Brasília: EdUnB 2010, p. 253- 280.
TEIXEIRA, Anísio. Plano de construções escolares de Brasília. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v.35, n.81, jan./mar. 1961.
THOMSON, Alistair. "Histórias (co)movedoras: História Oral e estudos de migração". Em: Revista Brasileira de História, v. 22, nº 44. São Paulo, 2002, p. 341-364.
TRINDADE JR., Saint-Clair. "Espacialidades e temporalidades na dinâmica das formações urbanas", Em: Cidades, v. 1, n. 2. São Paulo: Unesp, 2004, p. 241-258.
Diário Oficial do DF (DODF), 1971, 16/3, p. 2. Disponível em: <http://www.sinj.df.gov.br/sinj/Diario/163547b2af064898aeab1a739ab51295/34ed3ee4-e6eb-328b-b203-5454fa5bdda8/arq/0/DODF_0039_16031971.pdf>, acesso em 18 mar. 2022.
Diário Oficial do DF (DODF), 1994, 21/6, p. 6. Disponível em: <https://www.dodf.df.gov.br/index/visualizar-arquivo/?pasta=1994/06_Junho/DODF%20119%2021-06-1994&arquivo=DODF%20119%2021-06-1994.pdf>, acesso em 18 mar. 2022.
Diário Oficial do DF (DODF), 1994, 7/7, p. 9. Disponível em: <https://www.dodf.df.gov.br/index/visualizar-arquivo/?pasta=1994/07_Julho/DODF%20131%2007-07-1994&arquivo=DODF%20131%2007-07-1994.pdf>, acesso em 18 mar. 2022.
Diário Oficial do DF (DODF), 2000, 18/7, p. 13. Disponível em: <http://www.sinj.df.gov.br/sinj/Diario/8968/454d18cd-9a35-369d-a645-61bfc7be4b38/arq/0/32cbb12a.pdf>, acesso em 18 mar. 2022.
Diário Oficial do DF (DODF), 2020, 11/3, p. 3. Disponível em: < https://agenciabrasilia.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2020/03/DODF-025-11-03-2020-EDICAO-EXTRA.pdf.pdf.pdf.pdf>, acesso em 18 mar. 2022.
Jornal Correio Braziliense (CB), 1961, 18/3: p. 8. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=028274_01&pasta=ano%20196&pesq=107&pagfis=3460>, acesso em 18 mar. 2022.
Jornal Correio Braziliense (CB), 2006, 7/6: p. 26. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=028274_05&Pesq=%22centro%20de%20ensino%20fundamental%202%20de%20bras%c3%adlia%22&pagfis=133627>, acesso em 18 mar. 2022.
Jornal Correio Braziliense (CB), 2006, 15/10: p. 35. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=028274_05&Pesq=%22centro%20de%20ensino%20fundamental%202%20de%20bras%c3%adlia%22&pagfis=142414>, acesso em 18 mar. 2022.
Jornal Correio Braziliense (CB), 2008, 18/12: p. 8. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=028274_05&pesq=%22cef%202%20de%20bras%C3%ADlia%22&hf=memoria.bn.br&pagfis=211356>, acesso em 18 mar. 2022.
Jornal do Brasil (JB), 1993, 6/6, p. 28. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030015_11&Pesq=%22centro%20de%20ensino%20de%20grau%22&pagfis=90918>, acesso em 18 mar. 2022.
Jornal do Brasil (JB), 2008, 31/5, p. r5. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030015_12&Pesq=%22centro%20de%20ensino%20fundamental%202%22&pagfis=236863, acesso em 18 mar. 2022.
Sítio da Agência Brasília (AB), 2013, 25/2. Disponível em: , acesso em 18 mar. 2022.
Sítio do Jornal Metrópoles, 201, 9/9. Disponível em: <https://www.metropoles.com/distrito-federal/pais-protestam-contra-retirada-do-ensino-integral-de-escola-da-asa-sul>. Acesso em 18 de mar. de 2022.
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Paranoá 2022

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).