Inventário do patrimônio arquitetônico e histórico em Santa Isabel do Sul ”“ Arroio Grande-RS: o caso das edificações institucionais e de socialização
DOI:
https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n13.2014.12057Palavras-chave:
Patrimônio, Preservação, Arquitetura, Santa Isabel do Sul ”“ Arroio Grande-RSResumo
O presente artigo é resultado do trabalho denominado Inventário do Patrimônio Arquitetônico de Santa Isabel do Sul ”“ Arroio Grande-RS, e trata do arrolamento e registro das estruturas arquitetônicas e urbanas remanescentes e portadoras de valores culturais da referida localidade. Os objetivos centrais do trabalho foram o resgate e o conhecimento/reconhecimento da arquitetura da localidade, tanto em relação aos seus valores estéticos como aos históricos. Como objetivos específicos, procedeu-se a uma descrição histórica da localidade e a um registro e documentação dos antigos prédios remanescentes. A metodologia utilizada é histórica e de inventário, trabalho de pesquisa que exigiu a utilização de diversas técnicas e procedimentos como: levantamento fotográfico expedito, levantamento métrico arquitetônico e preenchimento de fichas de caracterização arquitetônica e contextualização histórica. Os resultados mais importantes do estudo foram: (a) o conhecimento do estado atual de descaracterização em que se encontram as edificações, o qual permite a comparação com diagnósticos anteriores; (b) o conhecimento da organização em planta de todos os imóveis estudados, informação desconhecida até a presente pesquisa. Podemos concluir que a vila de Santa Isabel do Sul apresenta remanescentes arquitetônicos muito significativos pelo seu valor histórico e por identificar edificações que, apesar das desca-racterizações e do abandono, são significativas, por serem portadoras dos elementos estéticos da arquitetura característica do período inicial da urbanização do Rio Grande do Sul.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).