A pesquisa acadêmica como ferramenta de preservação do Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia: o caso da antiga Escola de Química de Pernambuco

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v13i26.53404

Palabras clave:

Museologia, Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia, Escola de Química de Pernambuco, Preservação, Pesquisa Acadêmica

Resumen

O presente texto apresenta uma reflexão sobre o papel da pesquisa acadêmica para a preservação de bens culturais de ciência e tecnologia. Para tanto, analisamos o caso de um conjunto de objetos pertencentes à Antiga Escola de Química de Pernambuco, localizados durante uma pesquisa em Museologia. Apesar do desafio de incutir a ideia de perenidade numa área que valoriza a transitoriedade, tal iniciativa foi positiva no caso estudado, uma vez que foi possível sensibilizar os usuários dos laboratórios para vislumbrar valores nestes objetos que extrapolam o contábil. Assim, a partir de uma abordagem qualitativa, em que os objetos foram analisados a luz de um campo diverso do usual, foi realizada uma tessitura com os temas patrimônio de ciência e tecnologia, preservação e pesquisa acadêmica.

Biografía del autor/a

  • Marcus Granato, Museu de Astronomia e Ciências Afins

    Possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (UFRJ). Diretor interino do Museu de Astronomia e Ciências Afins entre fevereiro de 2021 e janeiro de 2022, tendo atuado no cargo de Coordenador de Museologia de 2004 até março de 2018, retomando em fevereiro de 2022. É professor colaborador do curso de mestrado profissional em Preservação de Acervos da CT (MAST) e do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/MAST). Coordenador do MINTER (PPG PMUS/UFPE). É editor científico do periódico eletrônico Museologia e Patrimônio; consultor ad-hoc do CNPq, da FAPESP, da CAPES, da CYTED, da FAPERJ e da Swiss National Science Foundation. Foi secretário do Comitê Internacional para Museus e Coleções Universitários (UMAC) do ICOM entre 2016 e 2019. Atuou como Coordenador do GT-9 da ANCIB entre 2021 e 2023. Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em conservação de objetos culturais metálicos e patrimônio cultural da ciência e da tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: museologia, conservação, patrimônio científico - acervos e instrumentos científicos - e divulgação científica. 

  • Bruno Melo de Araújo, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutor em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO/MAST (2019), Mestre em História pela UFRPE (2013) e licenciado em História pela UFRPE (2010). Professor do Curso de Bacharelado em Museologia da UFPE , Coordenador do Curso de bacharelado em Museologia e Vice-coordenador do MINTER UFPE/UNIRIO pela instituição receptora. É coordenador do Projeto de pesquisa Museus universitários no Nordeste: pesquisa, análise, fundamentos e estratégias financiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco/ FACEPE e do projeto de pesquisa Museália em Análise: a representação da ciência nos museus de Ciência e Tecnologia em Pernambuco. Editor adjunto da Revista Museologia e Patrimônio do PPGPMUS UNIRIO/MAST. Atua com os temas: Museus e Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia, Patrimônio Universitário, Cultura Material. Atualmente é membro do Grupo de pesquisa Museologia, Ciência e Informação da Universidade Federal de Pernambuco; Museologia e Preservação de Acervos Culturais do Museu de Astronomia e Ciências Afins e Laboratório de Estudos sobre Patrimônio Cultural e Memorial Social.

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Publicado

2024-12-31

Número

Sección

Dossiê Patrimônio Cultural da Ciência e Tecnologia

Cómo citar

A pesquisa acadêmica como ferramenta de preservação do Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia: o caso da antiga Escola de Química de Pernambuco. (2024). Museologia & Interdisciplinaridade, 13(26), 76-90. https://doi.org/10.26512/museologia.v13i26.53404

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