A pesquisa acadêmica como ferramenta de preservação do Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia: o caso da antiga Escola de Química de Pernambuco

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v13i26.53404

Keywords:

Museologia, Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia, Escola de Química de Pernambuco, Preservação, Pesquisa Acadêmica

Abstract

This text presents a reflection on the role of academic research in the preservation of science and technology cultural assets. To this end, we analyze the case of a set of objects belonging to the former Pernambuco's Chemistry School, located during a research project in Museology. Despite the challenge of instilling the idea of permanence in an area that values transience, this initiative was positive in the case studied, since it was possible to sensitize users of the laboratories to glimpse values in these objects that go beyond accounting. Thus, based on a qualitative approach, in which the objects were analyzed in the light of a field different from the usual, a weaving was carried out with the themes of science and technology heritage, preservation and academic research.

Author Biographies

  • Marcus Granato, Museu de Astronomia e Ciências Afins

    Possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (UFRJ). Diretor interino do Museu de Astronomia e Ciências Afins entre fevereiro de 2021 e janeiro de 2022, tendo atuado no cargo de Coordenador de Museologia de 2004 até março de 2018, retomando em fevereiro de 2022. É professor colaborador do curso de mestrado profissional em Preservação de Acervos da CT (MAST) e do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/MAST). Coordenador do MINTER (PPG PMUS/UFPE). É editor científico do periódico eletrônico Museologia e Patrimônio; consultor ad-hoc do CNPq, da FAPESP, da CAPES, da CYTED, da FAPERJ e da Swiss National Science Foundation. Foi secretário do Comitê Internacional para Museus e Coleções Universitários (UMAC) do ICOM entre 2016 e 2019. Atuou como Coordenador do GT-9 da ANCIB entre 2021 e 2023. Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em conservação de objetos culturais metálicos e patrimônio cultural da ciência e da tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: museologia, conservação, patrimônio científico - acervos e instrumentos científicos - e divulgação científica. 

  • Bruno Melo de Araújo, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutor em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO/MAST (2019), Mestre em História pela UFRPE (2013) e licenciado em História pela UFRPE (2010). Professor do Curso de Bacharelado em Museologia da UFPE , Coordenador do Curso de bacharelado em Museologia e Vice-coordenador do MINTER UFPE/UNIRIO pela instituição receptora. É coordenador do Projeto de pesquisa Museus universitários no Nordeste: pesquisa, análise, fundamentos e estratégias financiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco/ FACEPE e do projeto de pesquisa Museália em Análise: a representação da ciência nos museus de Ciência e Tecnologia em Pernambuco. Editor adjunto da Revista Museologia e Patrimônio do PPGPMUS UNIRIO/MAST. Atua com os temas: Museus e Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia, Patrimônio Universitário, Cultura Material. Atualmente é membro do Grupo de pesquisa Museologia, Ciência e Informação da Universidade Federal de Pernambuco; Museologia e Preservação de Acervos Culturais do Museu de Astronomia e Ciências Afins e Laboratório de Estudos sobre Patrimônio Cultural e Memorial Social.

References

ALBERTI, Samuel J M. WhyCollect Science? Journal of Conservation and Museum Studies, n. 15, v. 1, 2017. pp. 1–10, Disponível em:

https://www.jcmsjournal.com/articles/10.5334/jcms.150/. Acesso em 26 nov. 2020.

APPELBAUM, Barbara. Conservation Treatment Methodology. Oxford: Elsevier, 2009.

BRASIL. Decreto nº 26.685, de 20 de maio de 1949. Concede reconhecimento ao curso de química industrial da escola de Química de Pernambuco. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1940-1949/decreto-26685-20-maio-1949-

-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em 30 jan. 2021

BRASIL. Ministério da Educação e Saúde. Expediente do Ministro. Apresentado na forma da Portaria n. 105-46, vem à Comissão de Superior o relatório do Inspetor do Curso de Química Industrial; anexo à Escola Superior de Agricultura de Pernambuco e referente ao ano letivo de 1947. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, DF, 08 mar. 1952. p. 3681. Disponível em: http://biblioteca.in.gov.br/web/dou/dou/-

/document_library/kcmautn6AnNs/view/271525?_com_liferay_document_library_web_portlet_DLPortlet_INSTANCE_kcmautn6AnNs_orderByCol=title&_com_liferay_document_library

_w eb_portlet_DLPortlet_INSTANCE_kcmautn6AnNs_orderByType=asc. Acesso 28 jan. 2021.

CARTA DO RIO DE JANEIRO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em:

http://www.mast.br/images/pdf/Cartado-Rio-de-Janeiro-sobre-Patrimnio-Cultural-da-Cincia-e-Tecnologia.pdf. Acesso em 29 jun 2019.

CONSELHO INTERNACIONAL DE MUSEUS BRASIL (ICOM-BR). Nova Definição de Museu. 2022. Disponível em: https://www.icom.org.br/?page_id=2776. Acesso em: 29 fev. 2024.

CORTEZ, Luís Augusto Barbosa (org.). Universidades e empresas: 40 anos de ciência e tecnologia para o etanol brasileiro. São Paulo: Blucher, 2016.

DAVALLON, Jean. Comment se fabrique le patrimoine? Hors-série (ancienne formule) Qu'est-ce que transmettre? Auxerre: Sciences Humaines, n 36 - Mars/Avril/Mai 2002. Disponível em https://www.scienceshumaines.com/comment-se-fabrique-lepatrimoine_fr_12550.html Acesso em 02 mar 2020.

DIÁRIO N. 28 DE NOVEMBRO. Diário de Pernambuco. Recife, 10 de dezembro de 1842.

Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=029033_02&Pesq=%22chimica%20industrial%22&pagfis=3573. Acesso em 12 mar 2021.

EISENBERG, Peter L. Falta de imigrantes: um aspecto do atraso nordestino. Revista de História, v. 46, n. 94, p. 583-601, 1973. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/132016. Acesso em 27 jan 2021.

FERREIRA, Márcia Pinheiro; GRANATO, Marcus. Conservação de instrumentos científicos no Brasil: estudo de caso da definição dos critérios de intervenção na luneta Bamberg do Mast. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 28, p. e35, 2020. Disponível

em: https://www.scielo.br/j/anaismp/a/39TDgTJktNkk9jMHbskH4VS/?lang=pt. Acesso em 27 jan 2021.

GRANATO, Marcus; MAIA, Elias da Silva; SANTOS, Fernanda Pires. Valorização do patrimônio científico e tecnológico brasileiro: descobrindo conjuntos de objetos de C&T pelo Brasil. Anais do Museu Paulista. São Paulo, v. 22, n. 2, p. 11-34, 2014 . Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-47142014000200002&lng=en&nrm=iso. Acesso em 26 jan. 2021.

GRANATO, Marcus; RIBEIRO, Emanuela Sousa; ARAÚJO, Bruno Melo de (Orgs). Cadernos do Patrimônio da Ciência e Tecnologia: instituições, trajetórias e valores. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2017.

GRANATO, Marcus; RIBEIRO, Emanuela Sousa; ARAÚJO, Bruno Melo de. Cartas Patrimoniais e a Preservação do Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia. Informação & Informação, v. 23, n. 3, set/dez 2018. p. 202-229. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/30997/pdf. Acesso em 19 out. 2020.

GRANATO, Marcus; RIBEIRO, Emanuela Sousa; ABALADA; Victor Emmanuel Teixeira Mendes; ARAÚJO; Bruno Melo de. Objetos de ensino e o patrimônio cultural de ciência e tecnologia no Brasil e em Portugal: contribuições sobre levantamentos e inventários como

instrumentos de preservação em escolas de ensino médio. Anais do Museu Paulista, São Paulo , v. 26, e30, 2018. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-47142018000100420&lng=en&nrm=iso. Acesso em 15 jan. 2024.

INCORPORADO À ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA O curso de Chimica Industrial da Escola de Engenharia. Jornal Diário da Manhã. Recife, 14.set. 1940. p. 4. Disponível em: http://200.238.101.22/docreader/docreader.aspx?bib=DM1940. Acesso em 17

abr. 2021.

LOURENÇO, Marta C. Patrimônio da Ciência e da Técnica nas Universidades Portuguesas: Breve panorama europeu. In: GRANATO, Marcus; RANGEL, Marcio F. (Orgs.). Cultura Material e Patrimônio da Ciência e Tecnologia. Livro Eletrônico. Rio de Janeiro: Museu de

Astronomia e Ciências Afins - MAST, 2009, pp. 53-63.

LOURENÇO, Marta C.; WILSON, Lydia. Scientific heritage: Reflections on its nature and new approaches to preservation, study and access. Studies in History and Philosophy of Science Part A, v. 44, n. 4, p. 744-753, 2013. Disponível em:https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0039368113000538. Acesso em : 21 jan 2020.

MENDONÇA, Sonia Regina de. Mundo rural, intelectuais e organização da cultura no Brasil: o caso da Sociedade Nacional de Agricultura. Mundo agrario, v. 1, n. 1, 2000. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/pdf/magr/v1n1/v1n1a02.pdf. Acesso em 01 jun 2021.

MENDONÇA, Sônia Regina de. Sociedade civil, sociedade política e agricultura no Brasil (1910-1945). Revista História & Perspectivas, v. 26, n. 48, 2013, p. 43-80. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/23317. Acesso em 01 jun

MENEZES, Anderson Barros; CRUZ, Cinthia Valeriano da; SOUZA, Felipe Ribeiro de; SILVA, Isabella Pantojo de Brito; RODRIGUES, João Rogério Borges de Amorim; AFONSO, Júlio Carlos; CARDOSO, Lorena Fortes; RIBEIRO, Lúcio Lucas Ferraz Lobato; STEIN, Raiany da Silva. O centenário da criação dos primeiros cursos de Química Industrial no Brasil. Revisa de Química Industrial. Ano 88, n. 769, 4º trimestre 2020. Disponível em http://www.abq.org.br/rqi/2014/769/RQI-769-pagina65-Artigo-Tecnico.pdf. Acesso em 23

jan 2021.

MOTTA, José Flávio; LOPES, Luciana Suarez. Os cisnes cantam e a onda verde passa: Os congressos agrícolas de 1878 e a demanda da lavoura por capitais. Economia e Sociedade, v. 28, n. 2, p. 587-614, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-

&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em 27 jan 2021

PINHEIRO, Lena Vânia Ribeiro; GRANATO, Marcus. Para pensar a interdisciplinaridade na preservação: algumas questões preliminares. 2012. Disponível em: http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/399/1/PINHEIROPreservacao2012.pdf. Acesso em 11 maio 2020.

RODRIGUES, Gelze Serrat de Souza Campos; ROSS, Jurandyr Luciano Sanches. A trajetória da cana-de-açúcar no Brasil: perspectivas geográfica, histórica e ambiental. Uberlândia: EDUFU, 2020.

AUTOR 1. As Coisas da Química: Os Objetos de Ciência e Tecnologia da Antiga Escola de Química de Pernambuco. Mestrado (Dissertação) – Programa de Pós Graduação em Museologia e Patrimônio, UNIRIO/MAST, Rio de Janeiro, 2022. Orientador: AUTOR 2. Coorientador: AUTOR 3.

SILVA, Ricardo Oliveira. Cana de mel, sabor de fel–capitania de Pernambuco: uma intervenção pedagógica com caráter multi e interdisciplinar. Química Nova na Escola, v. 32, n. 2, p. 90-94, 2010. Disponível em: https://cabecadepapel.com/sites/colecaoaiq2011/QNEsc32_2/06-RSA-3209.pdf. Acesso 28 jan 2021.

SILVA, Mauricio Candido; BRUNO, Maria Cristina Oliveira. Coleções e Museus Universitários. In: ARAÚJO, Bruno Melo de ... [et al]. Museologia e suas interfaces críticas [recurso eletrônico]: museu, sociedade e os patrimônios. Recife : Ed. UFPE, 2019.

SOARES, Bruno C. Brulon. A experiência museológica: Conceitos para uma fenomenologia do Museu. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – PPG-PMUS Unirio | MAST, Rio de Janeiro, vol. 5, n. 2, 2012, pp 55-71. Disponível em

http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/download/216/200. Acesso em 12 jan 2020.

SZMRECSÁNYI, Tamás; MOREIRA, Eduardo Pestana. O desenvolvimento da agroindústria canavieira do Brasil desde a Segunda Guerra Mundial. Estudos Avançados [online]. 1991, v. 5, n. 11, pp. 57-79. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-40141991000100006.

Acesso em 11 nov. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – UFPE. Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023. Recife, 2019. Disponível em:

https://www.ufpe.br/documents/1696523/0/Plano+de+Desenvolvimento+Institucional.pdf. Acesso em 13 jan 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – UFPE. Plano Diretor UFPE: Proposta para discussão. Recife, 2016. Disponível em:

https://www.ufpe.br/documents/40906/3373839/PD-PlanoDiretorUFPE+2015+%281%29.pdf/bfdc3be9-3e5c-4633-b21c-efbde6f12ef4. Acesso em 16 maio 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – UFPE. Projeto Pedagógico do Curso de Química Industrial. Recife, 2017. Disponível em:

https://www.ufpe.br/documents/39308/0/Projeto+Pedag%C3%B3gico+do+Curso+de+Qu%C3%ADmica+Industrial/05a0dd98-1a84-4a66-ac5a-5bc0c5ba0af4. Acesso em 29 jun 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – UFPE. Resolução Nº 09/85. Recife,

Disponível em: https://www.ufpe.br/documents/398575/485158/Res+09+1985+CCEPE+%28Encerra+ativida

des+mestrado+em+Qu%C3%ADmica%29.pdf/6c582e4e-626a-47a5-98ee-1ba671f64856. Acesso em 13 jan 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – UFPE. Resolução Nº 03/2018. Recife,

a. Disponível em: https://www.ufpe.br/documents/398575/1383356/Res+2018+03+CONSAD.pdf/e15ebaf7-

c187-40cf-a23f534baeaf4cde#:~:text=EMENTA%3A%20Disp%C3%B5e%20sobre%20normas%20gerais,ds%20bens%20m%C3%B3veis%20da%20UFPE. Acesso em 12 nov 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – UFPE. Resolução Nº 10/2018. Recife, 2018b. Disponível em: https://www.ufpe.br/documents/38978/2050074/Res+2018+10+CCEPE+%28museus%2C+cole%C3%A7%C3%B5es+cient%C3%ADficas+visit%C3%A1veis+e+galeiras+de+arte.pdf/46b68083-49d2-4229-bc32-69634ef48c83. Acesso em 04 jul 2019.

Published

2024-12-31

Issue

Section

Dossiê Patrimônio Cultural da Ciência e Tecnologia

How to Cite

A pesquisa acadêmica como ferramenta de preservação do Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia: o caso da antiga Escola de Química de Pernambuco. (2024). Museologia & Interdisciplinaridade, 13(26), 76-90. https://doi.org/10.26512/museologia.v13i26.53404

Most read articles by the same author(s)