Theater of the Oppressed and Human Rights: Pedagogical Strategy for (Trans)Formation

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v22i2.40905

Keywords:

Human Rights, Engaged Multiliteracy, Theater of the Oppressed, Funds of Perezhivanie

Abstract

Our objective is to discuss the power of the Theater of the Oppressed as a pedagogical means for the defense of Human Rights and Social Justice. Drawn on Engaged Multiliteracy and de-encapsulating proposals, we analyze how the Theater of the Oppressed contributes to the creation of participants' engagement. We selected episodes of two profects that enable, with the intentional design of dramatic events, the entanglement of the participants' funds of perezhivanie with perezhivanie of everyday life oppression. The discussion points to the expansion of symbolic resources and the creation of new possibilities for mobility and the transformation of reality.

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Author Biographies

  • Fernanda Coelho Liberali, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, com pós-doutorado pela Universidade de Helsinki, pela Universidade Livre de Berlin e pela Rutgers University. Professora-pesquisadora PUC-SP, no Departamento de Ciências da Linguagem e Filosofia, no PEPG em LAEL, no PEPG em Educação: Formep e no PEPG em Educação: Currículo. Bolsista Produtividade CNPq. Coordenadora geral do Programa Digitmed e do Projeto Brincadas e co-fundadora da Global Play Brigade.

  • Larissa Mazuchelli, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul / Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Professora do Departamento de Letras da UEMS-Campo Grande, realiza estágio de Pós-Doutorado no LACE/PUC-SP, onde aproxima os estudos críticos sobre Envelhecimento à Linguística Aplicada e à formação de professores. Doutora e mestre em Linguística pelo IEL/UNICAMP, tem experiência de pesquisa em Língua, Cultura e Sociedade, Linguagem e Envelhecimento, e Neurolinguística.

  • Maria Feliciana Amaral, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Mestre em Linguística Aplicada (PUC/SP). Atualmente é Coordenadora Pedagógica da Maple Bear -VO. Pesquisadora do movimento de dessilenciamento na sala de aula e no contexto escolar. Pesquisadora-formadora no Grupo de Pesquisa Linguagem em Atividades no Contexto Escolar (GP LACE), do  "Programa Digitmed: a construção de espaços vividos para o desenvolvimento de mobilidade" e do Projeto Brincadas.

  • Bianca Sgai Franco Medeiros, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Mestranda em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem (LAEL/PUC-SP/CAPES). Pesquisadora-formadora no Grupo de Pesquisa e Linguagem em Atividades no Contexto Escolar (LACE/CNPq/PUC-SP). Pós-graduada em Educação Bilíngue (Instituto Singularidades) com graduação em Pedagogia (FEUSP) e Teatro (Teatro-Escola Célia Helena). Atua na Educação desde 2008 nas áreas de Teatro e Língua Inglesa.

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Published

2021-12-19

Issue

Section

Dossiê Educação em Direitos Humanos e Diversidades: aspectos da linguagem

How to Cite

Theater of the Oppressed and Human Rights: Pedagogical Strategy for (Trans)Formation. (2021). Papers of Language and Society, 22(2), 232-252. https://doi.org/10.26512/les.v22i2.40905