Ideological Signs and Social Voices in a Military Brigade School

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v22i2.34674

Keywords:

Interaction, Militar School, Dialogized Heteroglossia

Abstract

This paper discusses the interactional dynamics of the Colégio Tiradentes da Brigada Militar - Passo Fundo/RS (CTBM-PF). The study is configured within the scope of the Dialogical Discourse Analysis, of the Circle of Bakhtin, with the central objective of analyzing the dialogical relations in the interactional dynamics verifying the relationship of the use of signs with the dialogized heteroglossic atmosphere in the social context of a military college and its tension of forces and social voices. The work notes that to interact is working on the frontier of different social voices, in dialogical tensions that constitute the subjects.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • João Ricardo Fagundes dos Santos, Universidade de Passo Fundo

    Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo - PPGL-UPF (2020), na linha de pesquisa Constituição e Interpretação do Texto e do Discurso. Graduado em Letras (habilitação Língua Portuguesa e Inglesa e Respectivas Literaturas), pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2016). Realizou mobilidade acadêmica nos cursos Licenciatura em Ciências da Linguagem e Mestrado em Ensino do Português e Línguas Clássicas da Faculdade de Letras da Universidade do Porto-Porto/Portugal (2014). Foi bolsista PIBID (UPF - Língua Portuguesa e Língua Inglesa) e monitor do Programa Mais Educação. Atualmente trabalha como professor de Língua Portuguesa, Literatura e Redação, na Escola Redentorista Instituto Menino Deus e na Escola Notre Dame Menino Jesus. Também trabalha como assessor pedagógico e formador de professores pela SM Educação.

  • Marlete Sandra Diedrich, Universidade de Passo Fundo

    Graduada em Letras pela Universidade de Passo Fundo (1994), com Mestrado em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e com Doutorado em Estudos da Linguagem - Teorias do Texto e do Discurso pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Foi coordenadora institucional do Pibid UPF de 2013 a 2016. Atualmente é professora da Universidade de Passo Fundo, atuando especialmente nos cursos de Licenciatura da Instituição e no Programa de Pós-Graduação em Letras. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em teorias do texto e do discurso. São temas recorrentes em seus trabalhos: texto falado, discurso e enunciação, linguagem da criança, ensino de língua materna. É sócio efetivo da Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN e da Associação de Linguística e Filologia da América Latina - ALFAL. É membro do Grupo de Trabalho Estudos em Aquisição da Linguagem Oral e Escrita da ANPOLL.

References

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Flores, 2011.

BAKHTIN, M. M.; VOLOCHÃNOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2009.

FARACO, C. A. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

KERBRAT-ORECCHIONI, C. Análise da Conversação. Tradução de Carlos Piovezani Filho. São Paulo: Parábola, 2006.

RIO GRANDE DO SUL (Estado). Portaria nº 535/EMBM/2012. Manual do Aluno, Regulamento de Uniformes, Insígnias, Distintivo e Apresentação Pessoal dos Colégios Tiradentes da Brigada Militar (RUAP/CTBM), Regulamento Disciplinar dos Colégios Tiradentes da Brigada Militar (RD/CTBM). 13 de dezembro de 2012. Disponível em: https://colegiotiradentes.g12.br/institucional/legislacao/manual-do-aluno-tiradentes/. Acesso em: 09 nov. 19.

SANTOS. J. R. F. A dinâmica internacional em um colégio da Brigada Militar: os rituais de interação, as vozes sociais e as fronteiras discursivas. 2020. 162 f. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Universidade de Passo Fundo, RS, 2020.

SOBRAL, A.; GIACOMELLI, K. Observações didáticas sobre a análise dialógica do discurso - ADD. Domínios de Lingu@Gem, v. 10, p. 1076-1094, 2016.

VASILEV, N. L. A história da questão sobre a autoria dos “textos disputados” em estudos russos sobre Bakhtin (M. M. Bakhtin e seus co-autores). In: FARACO, C. A.; TEZZA, C.; CASTRO, G. Vinte ensaios sobre Mikhail Bakhtin. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006, p. 290-304.

Published

2021-12-19

How to Cite

Ideological Signs and Social Voices in a Military Brigade School. (2021). Papers of Language and Society, 22(2), 79-96. https://doi.org/10.26512/les.v22i2.34674