UM CONVITE PARA NÃO ESQUECER: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS DOS ATINGIDOS PELO ACIDENTE DA SAMARCO EM MARIANA (MG)

Autores

  • Georgina Luna Batinga Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Flávia Pereira Dias Menezes Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Ludmila Vasconcelos Machado Guimarães Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Cláudio Humberto Lessa Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

DOI:

https://doi.org/10.26512/les.v19i2.16876

Palavras-chave:

Samarco, Atingidos, Mídia Contra-hegemônica, Heterogeneidade Discursiva

Resumo

Este estudo tem o objetivo de fazer uma análise das estratégias discursivas utilizadas pelos atingidos no rompimento da barragem pertencente à empresa Samarco, registradas em quatro edições do jornal “A Sirene: para não esquecer”. As edições são constituídas em um espaço midiático contra-hegemônico criado para dar voz aos atingidos e registrar suas narrativas. Para tanto, o corpus foi analisado à luz da teoria do contrato comunicacional de Charaudeau e da heterogeneidade mostrada do discurso de Authier-Revuz. As principais conclusões apontam que os jornais materializam esses discursos por meio de depoimentos que abordam as experiências vivenciadas e exploram suas perdas, dramas pessoais, lutos, memórias e expectativas. Cria-se, com o jornal, um espaço legitimador de autonomia e empoderamento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Georgina Luna Batinga, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

    Doutoranda em Administração pela PUC Minas. Atualmente trabalha com as temáticas comunicação, linguagem e discursos organizacionais, com aportes teórico-metodológico na análise do discurso, análise crítica do discurso, história oral, história e narrativas de vida. 

  • Flávia Pereira Dias Menezes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

    Doutoranda em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG. Atualmente trabalha com as temáticas de histórias e narrativas de vida, memórias, edição em audiovisual e análise do discurso.

  • Ludmila Vasconcelos Machado Guimarães, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

    Doutora em Administração pelo CEPEAD/UFMG com período sanduíche na Université du Quebec a Montreal. É professora no curso de graduação e pós-graduação em Administração do CEFET-MG e coordena o grupo de pesquisas Núcleo de Estudos Organizacionais Sociedade e Subjetividade. 

  • Cláudio Humberto Lessa, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

    Doutor em Estudos Linguísticos pela UFMG. É professor no curso de graduação e pós-graduação em Letras do CEFET-MG e coordena o grupo de pesquisas Narrar-se: estudos sobre narrativas de si em diversos corpora e suportes.

Downloads

Publicado

2018-10-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

UM CONVITE PARA NÃO ESQUECER: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS DOS ATINGIDOS PELO ACIDENTE DA SAMARCO EM MARIANA (MG). (2018). Cadernos De Linguagem E Sociedade, 19(2), 59-78. https://doi.org/10.26512/les.v19i2.16876

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)