Retorno ao Direito Insurgente
PAZELLO, Ricardo Prestes. Direito Insurgente: para uma crítica marxista ao direito. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2021.
DOI:
https://doi.org/10.26512/insurgncia.v8i2.38970Palabras clave:
Direito insurgente, Direito e marxismo, Crítica ao direitoResumen
Lançado em maio de 2021 pela Lumen Juris, o primeiro volume de seu Direito Insurgente chegou há pouco a nossas mãos, evocando justamente uma espécie de sentimento de retorno. Aqui está, em formato de livro, meia parte dos resultados da pesquisa de doutoramento de Pazello, concluída em 2014 no Programa de PósGraduação em Direito da Universidade Federal do Paraná. Nestes sete anos que separam uma coisa da outra, tivemos a oportunidade de estudar, discutir, aprofundar e planejar projetos de investigação em conjunto com o autor de Direito Insurgente. Neste processo, a tese de 2014 foi por nós reiteradamente revisitada, confrontada com o real, consultada como guia de estudo e pesquisa, identificada, enfim, como síntese original criativa no leito do pensamento jurídico crítico latino-americano.
Referencias
PACHUKANIS, Evguiéni B. Lênin e os problemas do direito. Revista Direito e Práxis, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 1897-1931, 2018.
PAZELLO, Ricardo Prestes. Direito Insurgente: para uma crítica marxista ao direito. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2021.
PAZELLO, Ricardo Prestes. Acumulação originária do capital e direito. InSURgência: Revista de Direitos e Movimentos Sociais, Brasília, 2016, v. 2, n. 1, p. 66-116.
PAZELLO, Ricardo Prestes; UCHIMURA, Guilherme Cavicchioli; FERREIRA, Matheus Soares. A acumulação originária que se renova: aproximações antropológico-jurídicas ao confronto entre a saúde do capital minerário e a dos atingidos de Barra Longa. InSURgência: Revista de Direitos e Movimentos sociais, Brasília, v. 7, n. 1, p. 279–301, 2021.
PAZELLO, Ricardo Prestes; FERREIRA, Pedro Pompeo Pistelli. Tática e estratégia na teoria política de Lênin. Verinotio, Rio das Ostras, v. 23, n. 2, p. 26-26, 2017.
PAZELLO, Ricardo Prestes; SOARES, Moisés Alves. Stutchka e as contribuições para a cultura jurídica soviética revolucionária. Revista Culturas Jurídicas, Rio de Janeiro, v. 7, n. 16, p. 73-96, jan./abr. 2020.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais [InSURgência: revista de derechos y movimientos sociales]
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.