Crianças e adolescentes e a pobreza multidimensional no Brasil: o sinal de alerta para a fraternidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistainsurgncia.v9i2.47415

Palavras-chave:

Pobreza multidimensional, crianças e adolescentes, literacia informacional, fraternidade

Resumo

A pobreza multidimensional enfrentada por crianças e adolescentes é um fenômeno multifacetado, ligado a fatores culturais, sociais, educacionais, econômicos e normativos. A pesquisa está baseada no Estudo do UNICEF, intitulado “As Múltiplas Dimensões da Pobreza na Infância e na Adolescência no Brasil”, de 2023. A pesquisa recorre a outras figuras norteadoras: a literacia informacional, para revisar as privações de direitos decorrentes do não acesso à internet na esfera da infância e adolescência e a fraternidade, pela perspectiva cooperacional, dialógica, comunicacional. Adota-se o método dedutivo por meio da revisão bibliográfica, nacional e estrangeira, especialmente documentos do UNICEF. Em conclusão, a pesquisa reafirma a importância dessas categorias, com o propósito de corrigir as privações denunciadas no Estudo do UNICEF, em que 6 a cada 10 crianças no Brasil estão enredadas na pobreza multidimensional.

Biografia do Autor

  • Geralda Magella de Faria Rosseto, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

    Doutorado em Direito pelo PPGD/UFSC. Mestrado em Direito pelo PPGD/UNISINOS. Professora convidada de cursos de graduação e pós-graduação. Advogada com ênfase em curadoria de dados pessoais. Presta mentoria junto ao Instituto Universitário Sophia ALC (América Latina e Caribe). Membro da Rede Universitária para Estudos sobre a Fraternidade (RUEF).  Pesquisadora do NEJUSCA - Núcleo de Estudos Jurídicos e Sociais da Criança e do Adolescente e do Núcleo de Pesquisa Direito e Fraternidade, vinculados aos Grupos do Diretório de Pesquisa do CNPq. Procuradora Federal da AGU aposentada.

  • Josiane Rose Petry Veronese, niversidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

    Professora Titular da Disciplina de Direito da Criança e do Adolescente da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Doutora e Mestre em Direito pela UFSC, com pós-doutorado pela PUC Serviço Social/RS e em Direito pela UnB. Professora dos Programas de Mestrado e Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Direito-UFSC. Coordenadora do NEJUSCA - Núcleo de Estudos Jurídicos e Sociais da Criança e do Adolescente e do Núcleo de Pesquisa Direito e Fraternidade, vinculados aos Grupos do Diretório de Pesquisa do CNPq.

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Publicado

31.07.2023

Como Citar

Crianças e adolescentes e a pobreza multidimensional no Brasil: o sinal de alerta para a fraternidade. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, Brasília, v. 9, n. 2, p. 417–442, 2023. DOI: 10.26512/revistainsurgncia.v9i2.47415. Disponível em: https://periodicostestes.bce.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/47415. Acesso em: 18 jan. 2025.

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