Perfis de uso de estratégias de aprendizagem de alunos de ambiente virtual

Autores

  • Vládia M. C. Borges UFC
  • Fco Tarcízio Cavalcante Benevides Jr. UFC

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v11i1.1147

Palavras-chave:

Educação a Distância;, Estratégias de aprendizagem;, Autonomia de aprendizagem;, Ensino aprendizagem de línguas;, Língua estrangeira;, TIC;, Tecnologia

Resumo

Neste estudo analisamos o uso das estratégias de aprendizagem dos alunos da Licenciatura em Letras: Língua Inglesa da UFC/UAB com o intuito de colaborar na composição do perfil desse estudante em ambiente virtual. Para tanto, aplicamos o Inventário de Estratégias para Aprendizagem de Língua Estrangeira em 21 turmas nos 11 polos que mantêm o curso. Os dados mostram que os estudantes dessas turmas possuem um perfil de uso médio de estratégias: 77 ”“ alunos possuem perfil médio; 34, perfil alto e 19, perfil baixo. Os dados revelam, ainda, uma queda no uso de estratégias conforme contrastamos turmas mais antigas às mais recentes no curso. O ano de ingresso no curso mostrou-se inversamente proporcional ao nível de uso de estratégias indicado pelo instrumento de pesquisa. Com as leituras desenvolvidas durante esta pesquisa, em virtude da proximidade de conceitos, enxergamos a possibilidade de considerarmos as estratégias de aprendizagem como categoria de medição de níveis de autonomia de aprendizagem. Isto é, passamos a conceber as estratégias de aprendizagem como um elemento mensurável que pode indicar graus de autonomia, além de ser um dos mecanismos de desenvolvimento de autonomia de aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Vládia M. C. Borges, UFC

    Universidade Federal do Ceará - Departamento de Letras Estrangeiras

  • Fco Tarcízio Cavalcante Benevides Jr., UFC

    Mestrando em Linguística - Programa de Pós-Graduação em Linguística/UFC

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Publicado

2013-01-22

Como Citar

Perfis de uso de estratégias de aprendizagem de alunos de ambiente virtual. (2013). Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 11(1). https://doi.org/10.26512/rhla.v11i1.1147

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