O site educativo de português como língua materna: um olhar da lingüística aplicada crítica

Autores

  • Noadia Íris da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Beth Marcuschi Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v7i1.601

Palavras-chave:

Ensino a Distância;, Língua Portuguesa;, Site educativo

Resumo

O desenvolvimento da rede mundial de computadores tem contribuído para o surgimento de novas formas de socialização do conhecimento favorecendo a educação a distância, fenômeno ao qual se vincula uma grande procura de cursos de português. Nesse cenário, o site educativo tem se transformado num importante recurso de ensino/aprendizagem, sendo procurado por usuários pelos mais diferentes motivos. Esse movimento, todavia, não tem recebido a devida atenção da academia no sentido de estudar os objetivos, a qualidade e os ganhos potenciais que são oferecidos aos alunos/internautas em tais espaços pedagógicos. Neste estudo, visamos a analisar sites de ensino de português quanto aos propósitos perseguidos, suas concepções de língua e gramática através da realização de uma pesquisa empírica com três desses sites. Nosso corpus é composto pela apreciação dos conteúdos veiculados e a descrição das aulas e atividades propostas nos sites. Nossos resultados apontam para a existência de contradições entre os conteúdos declarados e os efetivamente abordados, além de uma tendência redutora de conceber a língua como um código e a gramática como um conjunto de regras de uso da norma culta. Assim, chamamos a atenção do leitor para a cautela necessária ao adotar sites como recurso para o ensino/aprendizagem de língua.

Biografia do Autor

  • Noadia Íris da Silva, Universidade Federal de Pernambuco
    Mestre em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco ”“UFPE

     

  • Beth Marcuschi, Universidade Federal de Pernambuco
    Doutora em Linguística. Professora da graduação e da pós-graduação no Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco ”“ UFPE

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Publicado

2011-04-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O site educativo de português como língua materna: um olhar da lingüística aplicada crítica. (2011). Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 7(1), 104. https://doi.org/10.26512/rhla.v7i1.601

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