O uso de dicas multimodais para inferência lexical em língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v19i1.26459Palavras-chave:
língua inglesa, inferência lexical, leituraResumo
O presente trabalho investiga o uso de dicas multimodais para inferência lexical em inglês como língua estrangeira. Este trabalho fundamenta-se nos pressupostos da Abordagem Conexionista e Inferência Lexical. No âmbito da metodologia, o experimento foi aplicado a 162 participantes em nível elementar de inglês, divididos em grupo experimental e controle. O grupo A recebeu dicas orais e escritas, o grupo B recebeu dicas orais e o grupo C apenas dicas escritas para inferir o significado das palavras testadas. O grupo controle, grupo D, não recebeu dica. Essa distinção foi feita para investigar os impactos das dicas multimodais no processo de inferência lexical. Para a análise, consideram-se os resultados obtidos nos testes de vocabulário e questionário. Os resultados indicam que ambas as modalidades de dicas, oral ou escrita, podem contribuir para inferência e aprendizado de vocabulário. Entretanto, o uso combinado de dicas orais + escritas foram mais eficientes no aprendizado. Além disso, na condição comparativa, observou-se a relevância das dicas orais, em uma abordagem explícita, para o aprendizado. Com esta pesquisa, busca-se contribuir para o desenvolvimento no aluno da estratégia inferência lexical e a retenção na memória do vocabulário em inglês como Língua Estrangeira.
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