Ordenação e sequenciação de perguntas de leitura para o gênero poema no ensino fundamental

Autores

  • Rayllane de Souza Cruz Universidade Federal do Tocantins
  • Ângela Francine Fuza Universidade Federal do Tocantins
  • Renilson José Menegassi Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v17i1.10253

Palavras-chave:

Leitura, Ordenação, Sequenciação, Perguntas de leitura, Poema

Resumo

Este trabalho tem como objetivo elaborar uma proposta de ordenação e sequenciação de perguntas de leitura para o gênero poema,  voltada ao Ensino Fundamental, a partir da perspectiva de leitura como interação, contribuindo para a formação e o desenvolvimento do aluno-leitor. Para isso, o estudo fundamenta-se nas perspectivas sobre leitura, centrada nos estudos da Linguística Aplicada e da prática de ordenação e de sequenciação de leitura, discutida por Solé (1998) e ampliada por XXXXXX (ano; ano), que ressaltam a necessidade dessa proposta como parte do processo de desenvolvimento do leitor na escola. Como resultado, observa-se que a ordenação e a sequenciação de perguntas de leitura para o gênero poema permitem ao aluno-leitor: (a) extrair significados e atribuir sentidos ao que lê; (b) posicionar-se sobre a temática do texto; (c) produzir um texto como réplica.

Biografia do Autor

  • Rayllane de Souza Cruz, Universidade Federal do Tocantins

    Graduada em Letras pela Universidade Federal do Tocantins

  • Ângela Francine Fuza, Universidade Federal do Tocantins

    Doutora em Linguística Aplicada (Unicamp). Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Porto Nacional, Porto Nacional ”“ TO - Brasil. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras.

  • Renilson José Menegassi, Universidade Estadual de Maringá

    Universidade Estadual de Maringá. Fundação Araucária. Programa de Pós-Graduação em Letras, Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias, Maringá-PR-Brasil.

Referências

ANGELO, C. M. P. Mediações colaborativas e pedagógicas na sala de apoio à aprendizagem de língua portuguesa. 2015. 391f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2015.

BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. Tradução do russo por Paulo Bezerra. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1979].

BAKHTIN, M. M; VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução do francês por Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 9.ed. São Paulo: Hucitec, 1992 [1929].

BRASIL, S. E. F. Parâmetros curriculares nacionais de língua portuguesa. Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CEREJA, W. R; MAGALHÃES, T. C. Português: Linguagens, 6º ao 9º ano: língua portuguesa. 7. Ed. Reform- São Paulo: Saraiva, 2012.

COLOMER, T.; CAMPS, A. A avaliação da leitura. In:________. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Porto Alegre: Artmed, 2002, 171- 190.

DELL’ISOLA, R. L. P. A interação sujeito-linguagem em leitura. In: MAGALHÃES, I. (Org.). As múltiplas faces da linguagem. Brasília, DF: UNB, 1996. p. 69-75.

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas, SP: Pontes, 1996.

LEFFA, V. J. Conceito de leitura. Porto Alegre: Sagra DC Luzzatto, 1996.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

RODRIGUES, A. Perguntas de leitura e construção de sentidos: experiência com o 6º ano do Ensino Fundamental. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2013. Disponível em: <http://www.ple.uem.br/defesas/def_adelia_aparecida_pereira_da_silva_rodrigues.htm>. Acesso em 10 out. 2016.

SOLÉ, I. Estratégias de Leitura. Trad. Claudia Schilling. Porto Alegre: Ed. Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2018-06-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ordenação e sequenciação de perguntas de leitura para o gênero poema no ensino fundamental. (2018). Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 17(1). https://doi.org/10.26512/rhla.v17i1.10253

Artigos Semelhantes

41-50 de 344

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.