A dúvida como tradição: uma poética da desconfiança na obra de Ana Martins Marques
Palavras-chave:
Rainer Maria Rilke; Carlos Drummond de Andrade; Ana Martins Marques; dúvida; poesia brasileira modernaResumo
Este artigo baseia-se em uma reflexão sobre a relação entre a poesia brasileira do pós-guerra e a concepção de poeta encontrada na obra do autor austríaco Rainer Maria Rilke para sugerir como, especialmente no caso da poesia de Carlos Drummond de Andrade, há no Brasil uma tradição moderna antirrilkeana, a qual pensamos como constituída das ideias de suspeita, dúvida e desconfiança. Em seguida, detemo-nos sobre a obra da poeta mineira contemporânea Ana Martins Marques, procurando mostrar como a sua poesia se insere também nessa tradição, particularmente no que se refere à dúvida quanto à capacidade de a poesia nomear o mundo.
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de (2007). Poesia completa Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
BISCHOF, Betina (2005). Razão da recusa: um estudo da poesia de Carlos Drummond de Andrade. São Paulo: Nankin.
CAMILO, Vagner (2017). Nota sobre a recepção de Rilke na lírica brasileira do segundo pós-guerra. Navegações, v. 10, n. 1, p. 71-78. https://doi.org/10.15448/1983-4276.2017.1.28357
» https://doi.org/10.15448/1983-4276.2017.1.28357
GULLAR, Ferreira (1987). Toda poesia Rio de Janeiro: José Olympio.
MARQUES, Ana Martins (2011). Da arte das armadilhas São Paulo: Companhia das Letras.
MARQUES, Ana Martins (2015). O livro das semelhanças São Paulo: Companhia das letras.
MARQUES, Ana Martins (2021a). A vida submarina São Paulo: Companhia das Letras.
MARQUES, Ana Martins (2021b). Risque esta palavra São Paulo: Companhia das Letras.
MARQUES, Ana Martins (2023). De uma a outra ilha São Paulo: Fósforo/Luna Parque.
RILKE, Rainer Maria (1972). Elegias de Duíno Tradução de Dora Ferreira da Silva. Porto Alegre: Globo.
SAFATLE, Vladimir (2023). A construção estética do Brasil e seus colapsos: crítica, impasse e modernismos nacionais. Constelaciones, n. 15, p. 4-31. Disponível em: https://constelaciones-rtc.net/article/view/5275/5763 Acesso em: 25 fev. 2024.
» https://constelaciones-rtc.net/article/view/5275/5763
SBT (2022). Sabatina com Luiz Inácio Lula da Silva. Candidatos com Ratinho. Youtube Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=M-kvW21_roM&t=1365s. Acesso em: 30 maio 2024.
» https://www.youtube.com/watch?v=M-kvW21_roM&t=1365s
VALÉRY, Paul (2022). Poiética (Cadernos) Tradução de Roberto Zular e Fábio Roberto Lucas. São Paulo: Iluminuras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.