Traços de espirógrafo: o cotidiano banal e a intransitividade social no conto “De forno a forno”, de Rubens Figueiredo
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-40185816Palavras-chave:
“De forno a fornol”, imagens esféricas, intransitividade social, Rubens FigueiredoResumo
Este artigo se propõe a observar alguns aspectos do uso de imagens esféricas no conto “De forno a forno”, de Rubens Figueiredo. A proposição é verificar de que modo essas imagens contribuem na apresentação e na reiteração da banalidade e da intransitividade social do cotidiano da camada mais pobre da população retratadas na obra de Figueiredo, dentro de uma perspectiva do círculo como algo que simboliza o imutável, sem começo nem fim, nem variações. A utilização e a articulação das imagens esféricas no conto, assim como a própria estrutura circular adotada por Figueiredo na construção da narrativa, propõem, a nosso ver, um cerco e uma manutenção das classes sociais retratadas, consequentemente uma espécie de impedimento de transposição dessas classes, tanto socialmente quanto de pensamento.
Referências
BARTHES, Roland (2010). Aula. São Paulo: Cultrix.
BASTOS, Dau [2019?]. O caso Rubens Figueiredo. [S.l.]: [S.n.]. No prelo.
BOSI, Alfredo (2003). Céu, Inferno: ensaios de crítica literária e ideológica. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34.
BOSI, Alfredo (2013). Entre a literatura e a história. São Paulo: Editora 34.
CHEVALIER, Jean (2009). Dicionário de símbolos: (mitos, sonhos, costumes, formas, figuras, cores, números). Rio de Janeiro: José Olympio.
FIGUEIREDO, Rubens (2006). De forno a forno. In: FIGUEIREDO, Rubens. Contos de Pedro. São Paulo: Companhia das Letras.
ISER, Wolfgang (2013). O fictício e o imaginário. Rio de Janeiro: EdUERJ.
MARTINS, Georgina (2013). Narradores da exclusão ou a infância pobre na literatura brasileira contemporânea. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 41, p. 119-148, jan./jun.
PETEL, Karla Louise de Almeida (2015). A importância do banal na ficção literária: uma análise sobre “De forno a forno”, de Rubens Figueiredo. In: SENRA, Flávio Pereira; OTTATI, Rafael (Org.). Estéticas contemporâneas em pauta. Rio de Janeiro: Gramma.
STIERLE, Karlheinz (2006). A ficção. Rio de Janeiro: Caetés.
TEZZA, Cristóvão (2006). Horizonte de chão e paredes. Folha de São Paulo, Caderno Mais!, 14 maio 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.