A violência insuspeita da sociedade de classes no trâmite da enunciação em Passageiro do fim do dia
DOI:
https://doi.org/10.1590/10.1590/2316-40185510Resumo
Em Passageiro do fim do dia, a forma como se estabelece o trâmite entre sujeito do enunciado e sujeito da enunciação põe em evidência as estratégias de que se lança mão para a apreensão do dado objetivo do “real”, cuja inapreensibilidade se torna, na fatura do romance de Rubens Figueiredo, índice que costura materialidades e sentidos, concretudes e simbologias sutis para o desvelamento da lógica das violências e de como elas se tornam cotidianas, banais e necessárias à reprodução de um modo de viver, se relacionar e sentir imposto pela dinâmica da sociedade de classes.
Referências
FIGUEIREDO, Rubens (2010). Passageiro do fim do dia. São Paulo: Companhia das Letras.
FIGUEIREDO, Rubens (2011). Entrevista. Terceira Margem, Rio de Janeiro, ano 15, n. 24, p. 194-207, jan./jul.
FIGUEIREDO, Rubens (2012). Um escritor na Biblioteca: Rubens Figueiredo. Cândido: Jornal da Biblioteca Pública do Paraná, Curitiba, n. 15, p. 4-9, out.
LOTA, Roberto de Andrade (2013). Gritos e ressonâncias do secreto: a poética narrativa de Rubens Figueiredo. Dissertação (Mestrado em Letras Vernáculas) ”“ Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich (2001). A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich (2011). O manifesto comunista. São Paulo: Hedra.
PATROCÍNIO, Paulo Roberto Tonani do (2013a). Ler a cidade pela janela de um ônibus. Brasil/Brazil, Providence, ano 26, n. 48.
PATROCÍNIO, Paulo Roberto Tonani do (2013b). Passageiro do fim do dia, de Rubens Figueiredo: um olhar sobre o naturalismo. In: CHIARELLI, Stephania; DEALTRY, Giovanna; VIDAL, Paloma. O futuro pelo retrovisor: inquietudes da literatura brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Rocco.
PATROCÍNIO, Paulo Roberto Tonani do (2013c). Os (não) adaptados: a experiência urbana na obra de Rubens Figueiredo. Revista Sapientia, Roma, ano 32, n. 145.
SABINO, Thais de Carvalho (2014). Passageiro do fim de dia, de Rubens Figueiredo: cidade fragmentada. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA, 6., 2 a 5 nov. 2014, Universidade de Brasília. Anais... Brasília: GELBC.
SANTOS, Darlan; Fux, Jacques (2013). A dramaticidade urbana em “Passageiro do fim do dia”, de Rubens Figueiredo. Fronteira Z, São Paulo, n. 11.
TIRLONI, Larissa Paula (2012). Memória e espaço em “Passageiro do fim do dia”. In: INLETRAS: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LETRAS, 12., 9 a 22 jun. 2012, Centro Universitário Franciscano. Anais... Santa Maria: Unifra.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.