André Carneiro:
a ficção científica e os limites da literatura
DOI:
https://doi.org/10.1590/10.1590/2316-40185412Resumo
A obra de André Carneiro representa uma das bases fundamentais da “GRD geração”, o primeiro movimento da ficção científica no Brasil. Tanto em sua ficção quanto em seus ensaios, Carneiro propõe uma ideia de gênero conforme a qual o exercício literário é levado a um limite, questionando as afirmações em torno da autonomia literária. Partindo de um corpus que inclui diferentes textos emblemáticos da sua narrativa, analisaremos como o autor propõe ontologias literárias que ele formula apelando à construção de uma base epistemológica que reúne conceitos próprios da prática da hipnose (que Carneiro recupera de seus textos de divulgação) ou pertencentes à parapsicologia e à mecânica quântica. Assim, a proposta final de Carneiro parece orientada a construir, sob a influência de um sincretismo epistemológico que reúne os mencionados paradigmas, um modelo singular de realismo.
Referências
ABRAMS, Meyer Howard (1975). El espejo y la lámpara. Teoría romántica y tradición crítica. Traducción de Melitón Bustamante). Barcelona: Barral.
AIRA, César (1993). La genealogía del monstruo. Paradoxa, Rosario, n. 7, p. 55-71.
ALEMAN, Jorge (2016). Horizontes neoliberales en la subjetividad. Buenos Aires: Grama.
AUERBACH, Erich (1993). Mimesis: la representación de la realidad en la literatura occidental. México: Fondo de Cultura Económica.
BELL, Andrea; MOLINA-GAVILLÁN, Yolanda (2003). Cosmos latinos: an anthology of science fiction from Latin America and Spain. Middletown, CT: Wesleyan University Press.
CAPANNA, Pablo (1967). El sentido de la ciencia ficción. Buenos Aires: Columba.
CAPANNA, Pablo (1985). La ciencia-ficción y los argentinos. Minotauro, Buenos Aires, n. 10, p. 43-56.
CARNEIRO, André (1963a). O mundo misterioso do hipnotismo. São Paulo: Edart.
CARNEIRO, André (1963b). Diário da nave perdida. São Paulo: Edart
CARNEIRO, André (1966). O homem que adivinhava. São Paulo: Edart.
CARNEIRO, André (1967). Introdução ao estudo da “science fiction”. São Paulo: Conselho Estadual de Cultura.
CARNEIRO, André (1978). Manual de hipnose. São Paulo: Resenha Universitária.
CARNEIRO, André (1997). A máquina de Hyerónimus e outras histórias. São Carlos: Editora da UFSCar.
CARNEIRO, André (2007). Confissões do inexplicável. São Paulo: Devir.
CAUSO, Roberto de Souza (2003). Ficção científica, fantasia e horror no Brasil ”“1875 a 1950. Belo Horizonte: Editora da UFMG.
DUNBAR, David Lincoln (1976). Unique motifs in Brazilian science fiction. Tesis (Doctorado en Literatura) ”“ University of Arizona, Tucson.
FERREIRA, Rachel Haywodd (2004). The emergence of Latin American science fiction: a global genre in the periphery. Tesis (Doctorado en Español y Portugués) ”“Yale University, New Haven, CT.
FREUD, Sigmund (1921/1992). Psicoanálisis y telepatía. In: FREUD, Sigmund. Obras completas. Buenos Aires: Amorrortu. Tomo XVIII.
GANDOLFO, Elvio (2007). Fantasía y ciencia ficción latinoamericana. El libro de los géneros. Buenos Aires: Norma.
HEISENBERG, Werner (1955/1985). La imagen de la naturaleza en la física actual. Barcelona: Orbis.
KUHN, Thomas (1962/2004). La estructura de las revoluciones científicas. Traducción de Carlos Solís Santos. México: Fondo de Cultura Económica.
LUDMER, Josefina (2010). Aquí América Latina: una especulación. Buenos Aires: Eterna Cadencia.
MARTINEZ, Luciana (2010a). Políticas de traducción y publicación de las revistas de ciencia ficción argentinas (1979-1987). Sendebar. Revista de la Facultad de Traducción e Interpretación, Granada, n. 21, p. 109-138.
MARTINEZ, Luciana (2010b). Mario Levrero: parapsicología, literatura y trance. In: GIORDANO, Alberto (Ed.). Cuadernos del Seminario 1. Los límites de la literatura. Rosario: UNR.
PEREIRA, Fabiana da Câmara Gonçalves (2005). Fantástica margem: o cânone e a ficção científica brasileira. Tesis (Maestría en Letras) ”“ Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
ROBERTS, Adam (2005). The history of science fiction. New York: Palgrave Macmillan.
SCHRÖDINGER, Erwin (1956/1984). Mente y materia. Barcelona: Tusquets.
SILVA, Germano César da (2011). Piscina livre de André Carneiro: entre ícones e metamorfoses. Tesis (Maestria em Letras) ”“ Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
WATT, Ian (1957). The rise of the novel. Berkeley; Los Angeles: University of California Press.
WEIL, Simone (2006/1966). Sobre la ciencia. Buenos Aires: El Cuenco del Plata.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.